Santa Casa apresenta projeto para captar doações do IR
O ano fiscal 2014 se aproxima do fim, mas empresários do comércio e da indústria ainda têm a oportunidade de usar parte do Imposto de Renda (IR) devido, para aderir ao Pronon (Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica).
A Santa Casa de Marília está entre as 33 instituições no país habilitadas a captar os recursos. Para divulgar e esclarecer o incentivo fiscal, o hospital fez uma parceria com a Acim (Associação Comercial e Industrial de Marília) e promove nesta quinta-feira (4), a partir das 9h, um encontro na sede da associação comercial com contadores e empresários.
Na avaliação do presidente da entidade, Libânio Victor Nunes de Oliveira, a aprovação do projeto da Santa Casa pelo Ministério da Saúde, em um seleto grupo de organizações de saúde, deve ser comemorado.
“Temos a oportunidade de ajudar uma instituição que trabalha por Marília e região. Infelizmente, o empresariado e também as pessoas físicas ainda não conhecem estes programas e pagam pesados impostos. O dinheiro vai embora para os governos e muitas vezes não volta como deveria”, disse o empresário.
Incentivo fiscal – O Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica) irá financiar projetos e conceder incentivos fiscais a Pessoas Físicas e Jurídicas, com regime de lucro real, que fizerem doações. Cada contribuinte, identificado pelo CPF ou o CNPJ, poderá deduzir até 1% do valor do IR (Imposto de Renda) devido. A adesão deve ser feita até o final de dezembro.
Na prática, empresários e contribuintes que doarem para o projeto da Santa Casa estarão investindo em um moderno laboratório para treinamento e capacitação de equipe oncológica multidisciplinar e serão beneficiados com isenções fiscais.
O Banco do Brasil foi a instituição selecionada pelo Governo Federal como agente financeiro do Pronon. O Ministério da Saúde abriu uma conta captação em benefício do hospital. Os interessados em colaborar podem comparecer à reunião na Acim e tirar todas as dúvidas. Quem não puder participar do encontro, mas quiser saber mais sobre o programa federal pode entrar em contato com a Santa Casa pelo telefone (14) 3402-5555 (Secretaria Geral).
“Robôs” para treinamento – O hospital inscreveu e obteve aprovação para a “Implantação do Laboratório Multiprofissional de Práticas Simuladas de Oncologia”. O diretor de Gestão e Desenvolvimento Institucional, Márcio Mielo, conta que a instituição irá investir na adequação de um espaço com pelo menos 80m² e na aquisição de dois manequins de alta tecnologia, com fidelidade às reações do organismo humano.
“Os modelos são equipados com sofisticados dispositivos eletrônicos. São, na realidade, computadores que processam informações sobre o corpo humano. Os manequins são fabricados com materiais que geram sensação de realidade, por isso são capazes de reproduzir o choro, os sintomas das doenças, as intercorrências do atendimento, o óbito ou a resposta positiva ao tratamento simulado”, explica. O projeto está orçado em R$ 446,5 mil.
A superintendente da Santa Casa, Kátia Ferraz, lembra que a conta já está apta para receber depósitos. Basta procurar a instituição bancária, informar o valor, CNPJ ou CPF do depositante. (Banco do Brasil – Agência 6605-2, conta captação 12.291-2). A doação pode ser por depósito, ou transferências (TED/DOC).