Santa Casa amplia Centro Cirúrgico e aumenta capacidade em 40%

A Santa Casa de Marília inaugurou nesta quinta-feira (5), às 10h, a ampliação do seu Centro Cirúrgico. A reestruturação do setor aumenta em 40% a capacidade de realização de procedimentos, com a abertura de quatro novas salas equipadas com tecnologia de ponta, duas delas preparadas para cirurgias robóticas.
Com a ampliação, o hospital passa de 10 para 14 salas cirúrgicas e dobra os leitos de recuperação pós-anestésica, que agora somam 20 unidades. A área reestruturada tem 627 m², com piso de porcelanato, pintura epóxi, rodapé embutido, forro de gesso acartonado, além de infraestrutura elétrica com Sistema IT Médico, rede de gases medicinais, climatização e monitoramento.
Segundo o provedor da instituição, Norival Carneiro Rodrigues, os investimentos foram feitos com recursos próprios. “É um ano de muitas conquistas para a Santa Casa, em que inauguramos a Unidade de Radioterapia Milton Tédde, a UTI III com 10 leitos, a Unidade de Fisioterapia e o Centro de Acolhimento de Pacientes. Mesmo com dificuldades financeiras, temos conseguido captar os recursos necessários, seja através de emendas parlamentares, recursos governamentais, apoio do empresariado e da nossa sociedade. Neste caso, estamos promovendo investimentos com recursos próprios. Agradecemos a ajuda de todos para conseguirmos mais esta grande conquista ao nosso hospital”, afirmou.

O superintendente Márcio Mielo destacou a vocação cirúrgica da unidade. “Temos um histórico de realização de cirurgias, hoje com uma média de 1.150 procedimentos por mês. Esta ampliação permite aumentar a capacidade cirúrgica, mas também traz uma condição de segurança e de conforto muito grande, tanto para o paciente quanto para a equipe de profissionais”, disse.
Referência em média e alta complexidades, a Santa Casa realiza mais de 70% dos atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), atendendo 62 municípios da região de abrangência do Departamento Regional de Saúde IX (DRS IX).
A solenidade desta quinta-feira também inclui homenagem a médicos cirurgiões e profissionais que atuaram na instituição ao longo dos seus 96 anos de história, com a presença de autoridades locais e regionais.


