

11 anos. Mais de 95 mil artigos.
2, abr / 2025, 11:27h Bom dia
O prefeito Vinicius Camarinha (PSDB) realizou na manhã desta sexta-feira (28), na praça Saturnino de Brito, Centro de Marília, a entrega de quatro ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O investimento total é de R$ 1.160.000,00 e faz parte do convênio com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) – vinculado ao Ministério da Saúde.
São quatro veículos de Unidade de Suporte Básico, da marca Renault Master 0 km, totalmente equipados com maca, prancha, oxigênio, cadeira de rodas, suportes para soro, aspirador de secreção, sinalização viária, entre outros.
Após a cerimônia, o prefeito Vinicius Camarinha e as demais autoridades foram levar as ambulâncias até a sede do Samu em Marília, localizada na avenida Archimedes Manhães, 23, no Parque das Indústrias, zona sul.
“Quando assumimos a Prefeitura, encontramos veículos sucateados e em péssimas condições para o uso. Determinei com urgência a renovação da frota de veículos. Estamos felizes com a entrega destas ambulâncias, pois além de proporcionar uma melhor estrutura para o trabalho, vai dar mais segurança no transporte dos nossos pacientes. A Marília que cuida chegou”, afirmou Vinicius.
As quatro novas ambulâncias foram repassadas para a Santa Casa de Misericórdia de Chavantes – que é responsável pela administração do Samu em Marília.
“Nós queremos agradecer ao prefeito Vinicius Camarinha e à secretária Paloma por estes novos equipamentos. Estes veículos serão essenciais para a execução dos nossos trabalhos e, especialmente, para oferecer um melhor atendimento para a população”, destacou Osmar Oliveira, gerente do Grupo Chavantes e coordenador geral do Samu em Marília.
Para a secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, a entrega destas novas ambulâncias vai agilizar o trabalho do Samu e melhorar consideravelmente o atendimento aos usuários do serviço. “Além de substituir os veículos antigos, estas novas ambulâncias vão ajudar a diminuir o tempo de espera e trazer mais conforto e segurança para os nossos pacientes. Queremos agradecer ao prefeito Vinicius Camarinha pela entrega destes novos equipamentos e por tratar a saúde como prioridade na sua gestão”, ressaltou a gestora da pasta.
O presidente da Câmara de Marília, Danilo da Saúde (PSDB), enalteceu os esforços da atual gestão em melhorar as condições de atendimento dos pacientes que utilizam os serviços públicos.
“A saúde estava abandonada. Nós temos acompanhado a luta diária da atual administração em recuperar os prédios públicos, de investir na contratação de mais funcionários, no anúncio da vinda do AME e, agora, com a entrega destes novos veículos. Eles, certamente, vão melhorar bastante a logística para o transporte dos pacientes. Parabenizamos o prefeito Vinicius e a secretária Paloma por estarem atentos aos anseios da população. A Câmara Municipal sempre vai apoiar iniciativas como esta”, afirmou.
SAMU
Com a chegada dessas novas quatro viaturas, o Samu Marília ficará com oito veículos em operação, sendo dois de suporte avançado (UTI Móvel) e seis de suporte básico – outras quatro ambulâncias serão repassadas à Central de Ambulâncias para o transporte de pacientes no perímetro urbano.
A base conta com cerca de 120 profissionais, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores, telefonistas e rádio-operadores, além dos profissionais administrativos.
Em cada plantão, são 20 profissionais escalados, prontos para prestar um atendimento de qualidade à comunidade mariliense. Desde sua implantação em 2004, o Samu tem desempenhado um papel fundamental na promoção da saúde da nossa população, especialmente em situações de extrema emergência.
Em 2024, a Central de Regulação Médica do Samu recebeu um total impressionante de 38.771 solicitações, evidenciando a confiança que a população deposita nesses serviços de emergência.
Dentre essas solicitações, 22.982 resultaram em atendimentos efetivos aos munícipes. Isso inclui 19.124 atendimentos realizados por nossas Unidades de Suporte Básico (USB), que são tripuladas por um técnico de enfermagem e um condutor de emergência, e 2.955 atendimentos realizados pela Unidade de Suporte Avançado (USA/UTI), que conta com um médico, um enfermeiro e um condutor de veículo de emergência.
Além disso, 903 atendimentos foram realizados pela motolância, que é tripulada por técnicos de enfermagem altamente capacitados, garantindo um primeiro atendimento mais ágil e eficaz.
Dentre os atendimentos realizados, destacam-se mais de 300 intervenções em situações de parada cardiorrespiratória. Nessas circunstâncias críticas, a atuação rápida e efetiva do Samu pode ser decisiva para a sobrevivência do paciente.
Esses resultados são um verdadeiro testemunho do comprometimento e da competência da equipe do Samu de Marília, composta por mais de 120 profissionais.