Samu ganha ultrassom em ambulância e profissionais passam por capacitação
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Marília acaba de ganhar um aparelho de ultrassom que ficará em uma das ambulâncias de UTI, permitindo diagnósticos mais rápidos e precisos. Além disso, o projeto de capacitação das equipes de intervenção tem sido realizado de forma intensa entre os profissionais, que passaram por uma avaliação prática nos últimos dias.
Os médicos do Samu da cidade podem, a partir de agora, realizar avaliações instantâneas do sistema cardiopulmonar, identificar sangramentos ocultos no abdome, tórax e demais regiões com a implantação do ultrassom. Essa tecnologia permite que o tratamento seja iniciado imediatamente, ainda na ambulância, antes da chegada ao hospital, garantindo um rápido início dos procedimentos necessários.
A presença do ultrassom na ambulância de UTI é um diferencial importante e que coloca a equipe plantonista à frente no que diz respeito ao atendimento pré-hospitalar. Embora o equipamento seja comumente encontrado em hospitais, a inclusão dele diretamente na ambulância traz agilidade e precisão aos diagnósticos, permitindo que a equipe atue de forma ainda mais eficiente no local da ocorrência.
CAPACITAÇÃO
A importância da avaliação prática nos cursos ministrados aos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Marília tem sido evidenciada na busca pela excelência no atendimento médico de emergência.
Com a necessidade de capacitar as equipes de intervenção, que incluem técnicos de enfermagem, condutores e enfermeiros, a avaliação proporciona uma oportunidade de aplicação dos conhecimentos teóricos, garantindo um atendimento eficiente e de qualidade.
Desde o início do projeto de capacitação das equipes de intervenção, um intenso treinamento tem sido realizado, enfatizando não apenas o conhecimento teórico, mas também a aplicação prática das habilidades adquiridas.
Nessa abordagem, a avaliação prática desempenha um papel fundamental, permitindo que os profissionais demonstrem suas competências em situações reais, ajudando a identificar pontos fortes e áreas de melhoria, e fornecendo um feedback valioso para o aprimoramento contínuo das equipes.
Assim, são realizadas simulações de casos de atendimento, abrangendo desde a chegada ao local até a abordagem e atendimento às vítimas. Casos do cotidiano são sorteados, dando ênfase aos mais graves, para desafiar as equipes a responderem de forma eficaz e rápida.
Ao final de cada caso, é realizado um debriefing estruturado, no qual são destacados os pontos importantes que foram bem executados, assim como as áreas que precisam ser aprimoradas. Essa avaliação contínua é extremamente enriquecedora, fornecendo orientação clara e direcionamento para os próximos treinamentos.