‘Saidinha’ do fim do ano coloca 400 presos nas ruas em Marília
Pelo menos 400 presos do regime semiaberto serão beneficiados com a saída temporária em dezembro na Penitenciária de Marília. Serão 13 dias longe das celas, do dia 21 ao dia 3 de janeiro de 2019.
Eles serão liberados na sexta-feira (21), a partir das 8h, para as tradicionais festas do fim do ano (Natal e Réveillon) e devem retornar para a prisão em uma quarta-feira, dia 3.
Os detentos não podem frequentar locais públicos, como bares e casas noturnas, e são proibidos de permanecerem na rua após as 22 horas. A Polícia Militar intensifica patrulhamentos ostensivos durante o período.
Conforme os dados da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), atualizados na última terça-feira (4), a população carcerária do semiaberto é de 568 presos na unidade. Portanto, dos 400 que serão colocados em liberdade, o percentual de detentos beneficiados com a “saidinha” será de 70%.
Caso o detento não retorne no horário estabelecido, também às 8h, ele será automaticamente considerado foragido da Justiça. Segundo o Marília Notícia apurou, será a quinta vez que os presos da unidade desfrutarão do benefício neste ano – janeiro, março, maio e agosto.
Na última saída foram libertados 397 presos em agosto. A taxa de evasão – presos que não retornaram para a unidade – foi de 3,5%, ou seja, 14 presos foram considerados foragidos.
Popularmente conhecida como saidinha, a liberdade provisória é garantida por lei. A saída temporária só vale para o preso que está no regime semiaberto. Réus primários têm direito ao benefício depois de cumprir um sexto da pena. Já os reincidentes têm que cumprir mais tempo para conseguir a saidinha, um quarto da pena.