Saiba como foi a produtividade de cada vereador até agora em 2018
As sessões ordinárias da Câmara de Marília voltam nesta segunda-feira (6) após o período de recesso parlamentar e o Marília Notícia organizou os dados sobre a produção de cada um dos vereadores desde o começo do ano.
Os dados são quantitativos – ou seja, baseados em quantidade e não qualidade. Foram catalogados os números de projetos, requerimentos e indicações de cada um dos 13 parlamentares municipais.
Os projetos englobam tanto projetos de lei, de lei complementar, resolução entre outros – uma das principais atividades dos vereadores, além de fiscalizar a administração municipal, claro.
Tradicionalmente os projetos são apresentados em menor quantidade do que os requerimentos e indicações. Nos infográficos elaborados pelo MN eles receberam peso 10, apenas para melhor visualização dos dados.
Já as indicações são utilizadas como sugestões de áreas da cidade que precisam de certos serviços públicos, como poda de árvores e manutenção do asfalto.
Os requerimentos são ferramentas oficiais para exigir respostas do município, informações públicas que não são facilmente acessíveis e também reivindicar demandas populares.
Requerimento também são aplicados em larga medida para destinar algum tipo de benefício para os redutos eleitorais dos vereadores.
Outra possibilidade são os amplamente utilizados votos de pesar e congratulações que aparecem entre os requerimentos.
É possível saber exatamente em detalhes quais foram as proposituras de cada vereador. Basta clicar aqui e depois no parlamentar desejado. Em seguida, o levantamento pode ser obtido em “proposições”.
O presidente da Câmara, delegado Wilson Damasceno (PSDB), é o campeão de projetos apresentados, com 14 proposituras. Já quem menos apresentou projetos em 2018 foi o vereador Mário Coraíni, apenas três.
Já quem mais fez requerimentos foi o líder do governo na Câmara, vereador Marcos Rezende (PSD), com 136. A menor quantidade de requerimentos foi apresentada por João do Bar (PHS).
No caso das indicações, porém, João do Bar empata dom Damasceno na dianteira com 132 cada. José Luiz Queiroz (PSDB) foi quem menos apresentou indicações.
O MN detalha a produção de cada parlamentar em tabela e infográfico publicados abaixo.