Saiba como a alimentação saudável pode impactar positivamente na libido feminina
Uma alimentação saudável pode ter um impacto positivo na libido feminina de várias maneiras. Na coluna de hoje, vou elencar algumas maneiras pelas quais a dieta influencia positivamente no desejo sexual, juntamente com suplementos e vitaminas que podem ajudar neste processo.
Uma dieta rica em nutrientes essenciais como zinco, magnésio, vitamina D, vitamina B6, vitamina C, ácidos graxos e ômega 3 ajuda a manter um equilíbrio hormonal saudável e promover a saúde geral, o que consequentemente pode ter um impacto positivo na libido feminina.
Os alimentos que promovem a saúde cardiovascular, como frutas, vegetais, grãos integrais e gorduras saudáveis, também auxiliam. Eles ajudam a melhorar o fluxo sanguíneo para os órgãos genitais, o que aumenta a sensibilidade e a resposta sexual em uma relação.
FITOESTROGÊNIO
Linhaça, semente fonte de fitoestrógenos (substâncias parecidas aos hormônios femininos), ajuda na libido feminina e no equilíbrio dos níveis hormonais. É ótima, em especial, para mulheres no período do climatério e da menopausa.
AMINOÁCIDOS
Alimentos ricos em aminoácidos, como arginina e histidina, podem ajudar a aumentar a produção de óxido nítrico no corpo, o que também contribui para melhorar o fluxo sanguíneo para os órgãos genitais e aumentar a excitação sexual.
REDUÇÃO DO ESTRESSE
Alimentos ricos em antioxidantes, como frutas e vegetais coloridos, auxiliam na redução dos níveis de estresse oxidativo no corpo, o que pode melhorar a saúde geral e reduzir o estresse – que afeta negativamente a libido.
Além de uma alimentação saudável, alguns suplementos e vitaminas podem ser úteis para promover a saúde sexual feminina. Estes podem incluir suplementos de vitamina D, vitamina B6, magnésio, zinco, ômega 3, tribulus terrestris, maca peruana, entre outros.
Vale ressaltar que a influência da dieta na libido pode variar de pessoa para pessoa e é sempre uma boa ideia consultar uma nutricionista, especialista na saúde da mulher, antes de fazer grandes mudanças na alimentação ou começar a tomar suplementos, especialmente se tiver condições médicas pré-existentes ou estiver tomando medicamentos.
Mais informações podem ser obtidas com a nutricionista Natália Figueiredo no Instituto InMulti, na rua Carlos Botelho, 703, pelos telefones (14) 3433-6198 e (14) 9 9162-7550 ou pelo site [clique aqui].
***
Natália Figueiredo é nutricionista especialista em nutrição clínica e saúde da mulher (CRN-SP 58451)