Sads inova com criação de protocolo municipal de atuação
As novas contratações de profissionais para a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Sads), oriundas de concurso público, possibilitaram a ampliação de equipes dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).
Atualmente, cada Cras pode contar com uma técnica de referência do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, a qual referência os serviços ao Sistema Único de Assistência Social (Suas).
Com o objetivo de gerar reflexão e aprofundar os conhecimentos teóricos e práticos, os profissionais passaram por capacitação de atualização com carga horária de 60h, organizada e ofertada pelo setor de Articulação da Política Pública de Assistência Social e pela coordenação de Proteção Social Básica da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.
A formação gerou um Protocolo Municipal de Atuação dos Técnicos de Referência do SCFV, cuja primeira edição foi apresentada na terça-feira (11), e tem por objetivo alinhar a conduta das técnicas de referência qualificando assim os serviços para a população e fortalecendo a política pública de Assistência Social no município.
A apresentação do protocolo contou com a presença da gestora da pasta Wania Lombardi, da equipe organizadora e dos participantes do curso que receberam certificados da capacitação.
Para a secretária Wania Lombardi, além de se tratar de uma inovação na pasta, demonstra o quanto a equipe técnica da Secretaria está empenhada em desenvolver o trabalho com excelência, tendo em vista que o SCFV tem um caráter preventivo e complementa o trabalho social realizado nos Cras.
“Desde que assumimos a gestão foram muitos avanços não apenas em termos quantitativos, mas também em um sentido qualitativo, já que reordenamos tecnicamente todo o serviço”, conclui a secretária.