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qua. 26 mar. 2025
TRANSPORTES

Rumo mantém prazo para conclusão das obras da ferrovia para dezembro deste ano

Apesar do cronograma mantido, concessionária enfrenta obstáculos, como a ocupação em trechos do ramal.
por Rodrigo Viudes
Limpeza de ferrovia foi iniciada em 2024 pela Rumo Logística (Foto: Divulgação)

Iniciada em julho de 2024, a retomada da manutenção da ferrovia no trecho que passa por Marília deve estar concluída dentro do cronograma previsto. A garantia é da própria concessionária Rumo Logística.

Em nota divulgada nesta terça-feira (26) à imprensa, a empresa informou que as obras “seguem conforme o contrato de concessão com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)”, cujo prazo foi ampliado até 2058.

“O trecho Bauru-Tupã tem previsão de conclusão para dezembro de 2025”, confirmou a Rumo. Ou seja, até parte do ramal que ainda segue até Panorama, no extremo oeste do Estado de São Paulo, onde há um porto desativado no rio Paraná.

Atualmente, ainda segundo nota da concessionária, as equipes trabalham na recuperação da infraestrutura do trecho. É a segunda etapa do serviço, antecedida pela limpeza e que será concluída com reforma na superestrutura.

No caso, na troca de trilhos e dormentes. Em Marília, por exemplo, há pontos em que os trilhos foram cortados no trabalho de limpeza ou estão literalmente suspensos há mais de um metro de altura.

INVASÃO

O principal entrave para o cronograma de recuperação da ferrovia em Marília está nas áreas de invasão da faixa de domínio. As principais são do camelódromo no antigo pátio ferroviário, no Centro, e de residências nos distritos de Lácio e Padre Nóbrega.

Trecho da ferrovia ocupado por camelôs (Foto: Arquivo)

“Para a realização de tais obras, faz-se necessária a desocupação da faixa de domínio, de propriedade da União e concedida à empresa, por medidas judiciais”, afirmou a Rumo. Duas ações correm na Justiça de Marília.

As ocupações na área central representam o principal gargalo para uma futura retomada da ferrovia na cidade. Os boxes foram construídos sobre os trilhos da linha principal e das auxiliares, inviabilizando a passagem dos trens.

A recuperação de superestrutura exigiria a retirada das lojas, inclusive para preservação da faixa de domínio de 15 metros de cada lado dos trilhos, necessária por questões contratuais e de segurança.

Apesar da previsão do fim da reforma para 2025, a Rumo ainda não confirmou a efetiva retomada do tráfego de trens por Marília em 2026. Segundo aditivo contratual, o prazo para movimentação do trecho é até 2030.

A prioridade de manutenção até Tupã é estratégica neste sentido. É lá que se encontra um armazém graneleiro da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), de onde saíram as últimas cargas que passaram por Marília, em 2009.

Trens de carga passaram pela última vez em Marília em janeiro de 2009 (Foto: Arquivo)
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