O celular é inimigo da sua performance no treino e posso provar
Talvez a falta de resultado no seu treino seja por algo que está aí, na sua mão, e te atrapalha tanto que você já nem percebe. Além daquela postura maravilhosa que você fica, quando está olhando o smartphone.
Um estudo feito com alguns atletas demonstrou o efeito do celular no treino. Dezesseis jovens jogadores foram divididos em dois grupos:
Estudo 1: Realizou teste Yo Yo Intermitente Recovery Test (YYIRT1).
Estudo 2: Realizou um teste técnico de condução e passes com 16 passes, o erro de passe aumentava o tempo do teste em segundos (Loughborough Soccer Passing Test).
Antes dos testes, os atletas usaram seus smartphones durante 30 minutos um aplicativo chamado Brain It On app.
RESULTADO
Grupo 1 teve redução de 10% de desempenho e o Grupo 2 teve 15% de redução de desempenho.
Calma, isso vai piorar. Outro estudo publicado na revista Performance Enhancement & Health, atestou que digitar mensagens durante o treino atrapalha o equilíbrio e a estabilidade em até 45%.
O uso prolongado do smartphone pode gerar uma fadiga mental e consequentemente diminuir o desempenho de ações físicas e técnicas. Ou seja, o seu treino por completo.
Então é melhor largar, pelo menos durante o treino ou 30min antes.
Caso contrário, vai continuar colocando a culpa do seu resultado pífio na planilha, na nutricionista, no veneno que você não toma, no equipamento da academia, na chuva que cai sem parar, no sol que está quente…
*
Robson Silva é pai de dois filhos lindos, marido, atleta de CrossFit, campeão brasileiro, empresário e sócio da CrossFit Marília, host no podcast PodMagnésio Cast e outras coisas que você só descobre seguindo @robss.