MN Logo

12 anos. Mais de 101 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Tecnologia
sáb. 18 set. 2021

Robô aspirador já ‘enxerga’ cocô de cachorro

por Agência Estado

Nos laboratórios, os robôs são projetados para demonstrações incríveis de percepção e agilidade, como as máquinas da Boston Dynamics fazendo parkour e o robô “cestinha” que virou celebridade na Olimpíadas de Tóquio com arremessos perfeitos no basquete. Mas, nas casas das pessoas, essa tecnologia agora é usada para tarefas triviais como detectar cocô de cachorro – um recurso que pode custar a privacidade das pessoas.

O Roomba j7+, versão mais recente do popular aspirador de pó doméstico da iRobot, alega dar aos consumidores “ainda mais controle sobre a limpeza” de seus lares, com uma câmera no eletrodoméstico capaz de identificar e desviar de fezes de animais de estimação. Segundo a empresa, em vez de espalhar mais sujeira pelo chão, o dispositivo desvia graciosamente do cocô – ele inclusive tira uma foto e a envia por mensagem de texto para o seu telefone se você não estiver em casa.

O aspirador de US$ 850, lançado na semana passada nos Estados Unidos, conta com uma memória reforçada por inteligência artificial e um sistema de câmera para identificar objetos no chão em tempo real. Ele foi projetado para ser um “parceiro cuidadoso e colaborativo da limpeza”, indicado para pessoas que desejam ter um melhor uso da tecnologia, escreveu a iRobot em um comunicado para a imprensa. Para a companhia pioneira em robôs aspiradores, ele representa um aprimoramento importante.

“Os eletrodomésticos inteligentes muitas vezes não atendem às expectativas do consumidor quando não entendem o contexto doméstico, não conseguem aprender de forma independente e exigem uma programação complexa para uma funcionalidade básica”, disse o presidente executivo da iRobot, Colin Angle. “Achamos que podemos entregar um eletrodoméstico inteligente que realmente atende às suas necessidades.”

Para usufruir desse avanço, no entanto, há uma condição: é preciso que você compartilhe dados confidenciais da sua casa.

A empresa defende que o aparelho fica mais inteligente cada vez que é utilizado – segundo a empresa, a plataforma de inteligência artificial foi treinada com dezenas de milhares de fotos tiradas do interior das casas dos funcionários da iRobot. As imagens ajudam o aspirador a entender o que ele vê pela frente enquanto se move pelo chão e a inteligência artificial permite que ele personalize como e quando limpar o local.

Para fazer a manobra e não passar por cima das fezes do animal de estimação, o robô usa um conjunto de sensores para se movimentar em um cômodo e mapear a disposição dos móveis. Se houver um objeto no caminho que ele suspeite ser um cabo ou cocô de cachorro, ele tirará fotos do objeto e as enviará para um aplicativo de smartphone.

A iRobot construiu mais de 100 modelos físicos de fezes de animais de estimação e treinou os algoritmos com mais de cem mil imagens para fazer com que o dispositivo desvie do cocô, disse a empresa em um vídeo postado no Twitter.

Se o dispositivo encontrar cabos constantemente em uma parte específica do cômodo, ele pode delimitar essa área como uma possível “zona para manter distância”. Ele também pode aprender quando e onde limpar e perceber quais momentos são mais oportunos para se movimentar pelos cômodos com base na presença dos moradores na casa.

Vigilância

A iRobot não é a única a vender robôs aspiradores com visão mais poderosa e capacidade de tomada de decisão. Em janeiro, a Samsung lançou um “JetBot90 AI+” que reconhece objetos com ajuda de um software de inteligência artificial da Intel – o aspirador custa US$ 1,3 mil nos EUA e também funciona como uma câmera de segurança doméstica, permitindo que as pessoas vejam em tempo real as imagens dos cômodos de casa na altura do campo de visão do robô. O modelo também desvia de cocôs de cachorros e cabos, segundo a empresa.

Porém, especialistas em eletrodomésticos com inteligência artificial levantam preocupações em relação à privacidade, em parte devido ao caráter íntimo dos dados que eles coletam.

“As pessoas estão acostumadas a se questionar se a Alexa está escutando as conversas em suas casas ou quais imagens a campainha inteligente da Ring está capturando do lado de fora de seus lares, mas talvez não se deem conta de que a existência de uma câmera em seu aspirador poderia causar o mesmo tipo de preocupação”, afirma Tom Williams, professor de ciência da computação e diretor de um laboratório de pesquisa na Escola de Minas do Colorado.

Embora as assistentes de voz sejam comuns, “uma vez que você leva a captura de vídeo para dentro de casa, isso resulta em um monte de coisas novas sendo coletadas que o áudio sozinho não seria capaz de fazer”, alertou.

Desde 2018, o aspirador Roomba têm usado sensores e uma câmera de baixa resolução, apontada para o teto, para mapear as casas e permitir que o aspirador se movimente com rapidez. Mas, com uma câmera frontal, o modelo mais recente pode ver qualquer coisa deixada no chão e se desviar de obstáculos com mais facilidade.

Sobre a privacidade dos clientes, a a iRobot diz que o aspirador reconhece apenas três objetos específicos: cabos, cocô de animais de estimação e a base onde é recarregado. Angle diz que o software desliga automaticamente a câmera se detectar um humano ou a foto de um humano no campo de visão, e, em seguida, encontra um ângulo que não inclua figuras humanas para capturar as imagens. Ele também afirma que a empresa nunca venderá os dados do usuário: as imagens registradas pelo Roomba são armazenadas no dispositivo e não na nuvem, a não ser que você concorde em enviá-las para o aplicativo do smartphone ou para a iRobot.

Segundo Michelle Gattuso, vice-presidente de gestão de produtos de portfólio e experiências de software da iRobot, se você optar por compartilhá-las com a empresa, essas imagens serão criptografadas e enviadas à iRobot, onde funcionários quebram a criptografia e as comparam com outras imagens no banco de dados da empresa – o material é usado para treinamento futuro com os aspiradores robôs.

No entanto, o que aconteceria se um Roomba em algum momento decidisse compartilhar esses dados ou fosse hackeado?

“Em teoria, eles poderiam vender informações fragmentadas para uma empresa do mercado imobiliário, como a Redfin ou a Zillow, que está tentando entender o interior de uma casa que ainda não está à venda”, disse Ryan Calo, professor de direito da Universidade de Washington, que pesquisa política e tecnologia emergentes.

A iRobot diz que todas as imagens são apagadas após 30 dias. Como as imagens capturadas dos objetos são criptografadas, se alguém hackeasse o robô, não conseguiria coletar muita coisa, afirma a empresa.

“Mesmo se fôssemos hackeados e alguém tivesse acesso ao mapa da sua casa, eles saberiam que você tem uma cozinha e que existe algo naquela cozinha chamado de mesa. Mas não seriam capazes de ver como sua cozinha é “, diz Angle. “O que armazenamos é muito abstrato. É um desenho sem muitos detalhes.”

Especialistas de fora da empresa dizem que as pessoas devem se lembrar que, onde quer que existam dados, existe a chance de alguém vê-los e interpretar o que eles significam.

“Dados são observáveis”, disse Karl Rauscher, fundador da Association of Cloud Robot Operators, empresa de consultoria em robótica. “Se é apenas visto pela pessoa que tem a chave de criptografia, então qualquer uma dessas coisas pode estar ameaçada por meio de combinações ou pelo simples acesso à chave.”

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Acusado de matar credor revela sequência que terminou em morte
  • 2
    Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli
  • 3
    Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico
  • 4
    Sino de 80 quilos é furtado de igreja e recuperado pela polícia em Marília

Escolhas do editor

POLÍTICA
Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias ToffoliTradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli
Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli
Polícia
Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráficoFilho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico
Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico
FLAGRANTE
Sino de 80 quilos é furtado de igreja e recuperado pela polícia em MaríliaSino de 80 quilos é furtado de igreja e recuperado pela polícia em Marília
Sino de 80 quilos é furtado de igreja e recuperado pela polícia em Marília
SÉRIE A3
MAC enfrenta o São Bernardo fora de casa na estreia da Série A3 do PaulistaMAC enfrenta o São Bernardo fora de casa na estreia da Série A3 do Paulista
MAC enfrenta o São Bernardo fora de casa na estreia da Série A3 do Paulista

Últimas notícias

“Trump quer criar nova ONU”, declara presiente Lula sobre Conselho de Paz
Anvisa proíbe venda de azeite e suspende doce de leite e sal grosso
Aplicativo SP Mulher Segura amplia proteção a vítimas de violência em São Paulo
Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie