Rizzo entra na mira dos políticos após ser alvo de centenas de queixas
A população de Marília e parte dos vereadores começaram a apertar o cerco contra a Rizzo Parking, responsável pela gestão da Zona Azul em Marília. A empresa é alvo de constantes queixas relacionadas ao sistema de pagamento por parte dos motoristas que utilizam o estacionamento rotativo.
No próximo dia 9 de março deve acontecer na Câmara Municipal uma audiência pública sobre a empresa. O pedido partiu do vereador Rogerinho (PP).
Segundo o parlamentar, não só ele como outros vereadores têm recebido constantes queixas.
“Já teve caso de cobrança de uma multa de R$ 20. A gente não sabe porque essa empresa tem esse poder de autuação. Depois, se não pagar, vem outra multa de R$ 189. Muita reclamação sobre os totens que não funcionam. A população reclama que não acha um funcionário para retirar o ticket quando não consegue efetuar pelo aplicativo, via celular”, conta Rogerinho.
O vereador afirma que solicitou para a Empresa Municipal de Mobilidade Urbana de Marília (Emdurb) o contrato com a Rizzo para saber o que a empresa pode realmente executar no município.
Outro ponto questionado pelo vereador diz respeito à rotatividade nas vagas, tanto para carros quanto para motos.
“A pessoa está no médico, no dentista, no Centro, dá duas horas – se não consegue tirar o veículo – é autuada. Motos não pagam Zona Azul, mas têm que ficar mudando de lugar de hora em hora. Isso não tem lógica”, pontua.
De acordo com Rogerinho, para a audiência pública, foi solicitada a presença do diretor da Rizzo Parking, do presidente da Emdurb, do comando da Polícia Militar, OAB, Matra, comerciantes, do sindicato do comércio, Ministério Público e próprio prefeito Daniel Alonso (PSDB).
“Já fiz um levantamento, várias cidades que eles [Rizzo] operaram houve problemas e tiveram que sair. Nós vamos levantar tudo, todos os dados e – se for o caso – enviar tudo ao Ministério Público e pedir uma ação civil pública”, diz Rogerinho.
O Marília Notícia por diversas vezes já mostrou denúncias e reclamações de usuários sobre o serviço prestado pela Rizzo Parking.
POPULAÇÃO
Nas redes sociais é possível encontrar diversos relatos de usuários insatisfeitos com a empresa.
“Só precisa cumprir as regras, vocês estão autuando os carros dentro dos 15 minutos de direito do tempo sem precisar por cartelas, sejam honestos e profissionais, a população agradece”, diz um morador.
“Minha filha parou em frente ao Mercantil para eu descer e a garota que estava na calçada acionou o tempo e minha filha saiu para ir embora. Verificou o saldo e a garota tinha ligado o dispositivo de estacionamento”, diz outra.
“Cobraram estacionamento dos meus créditos sem minha autorização”, afirma uma terceira.
SINDICÂNCIA
O presidente do Poder Legislativo de Marília, vereador Marcos Rezende (PSD), já havia solicitado em novembro de 2021 – por meio de requerimento – a abertura de uma sindicância para investigação de supostas irregularidades e abusos cometidos por parte da Rizzo.
A Emdurb publicou, no início de janeiro, no Diário Oficial do Município de Marília (Domm), a abertura de procedimento fiscalizatório referente aos serviços da Zona Azul na cidade.
O processo foi aberto ao levar em consideração supostas irregularidades apontadas em requerimentos da Câmara Municipal, protocolos da Prefeitura e Ouvidoria.
OUTRO LADO
O site pediu um posicionamento para a Prefeitura de Marília, mas até a publicação desta reportagem não houve retorno. O espaço segue aberto para manifestação.
A empresa Rizzo Parking afirmou que “teremos nossa equipe transparecendo tudo [na audiência pública]. Estamos totalmente abertos a qualquer questionamento. E as reclamações que forem indagadas com provas serão respondidas com provas, tranquilamente.”