Rio sobe até nível de ponte em distrito e preocupa moradores
Com a tempestade da madrugada de segunda-feira (15) o nível do rio do Peixe subiu até a altura da ponte de madeira localizada no distrito de Avencas, na zona rural de Marília. A população que utiliza o trecho está preocupada com possíveis danos à estrutura.
Em maio do ano passado a ponte caiu justamente por conta de fortes chuvas. Ela é considerada importante para o escoamento da produção agrícola e utilizada também para o transporte de alunos às escolas do distrito, conforme informações da própria administração recentemente.
O que também chamou a atenção de quem passou por ali nesta segunda, foi a quantidade de lixo, principalmente garrafas e outros itens plásticos que ficaram represados.
O pecuarista Caio Demattio de Almeida, 52 anos, disse ao Marília Notícia que a ponte era mais alta, mas a reforma do ano passado acabou rebaixando a passagem. “Mais um pouco [de volume de água] e ela estoura”, alerta.
“Quem passa por aqui corre um grave risco, já que água pode danificar a ponte. Ontem o nível do rio chegou a subir acima dela. Eu mesmo não passei por ali. Normalmente o rio fica um metro e meio abaixo”, afirma Almeida.
De acordo com ele, além de ser mais alta, a ponte deveria ser de concreto, o que impediria o desgaste. O pecuarista que sempre utiliza aquela rota também pede que sejam tomadas medidas para limpeza do rio.
“É preciso fiscalização contra o descarte de lixo no rio. A quantidade de plástico que apareceu é impressionante. Era o caso de ser realizado um mutirão para limpeza”, comenta o pecuarista.
Outro lado
A reportagem procurou a assessoria de imprensa da Prefeitura para saber se existe conhecimento sobre o problema, se a ponte pode ser interditada e se a população corre risco. No entanto, não houve retorno até o fechamento desta matéria.