MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
qua. 26 jun. 2024
SANEAMENTO

Ricambiental passa por análise técnica e aguarda avaliação final para concessão do Daem

Relatório aponta limitações no Sistema de Esgotamento Sanitário e traz soluções e melhorias, como a intervenção no Ribeirão dos Índios.
por Marília Notícia
Vista área da ETE da bacia do Palmital, nas proximidades do distrito de Dirceu (Foto: Divulgação)

Conforme atualização do edital 013/2022 nesta terça-feira (25), o consórcio Ricambiental, única habilitada no certame, passou por análise técnica da comissão julgadora do setor de licitação da Prefeitura e agora aguarda avaliação final. Empresas CTL Engenharia, Replan Saneamento e Infra Engenharia formam o consórcio que pretende assumir a gestão do Departamento de Água e Esgoto de Marília (Daem).

De acordo com a atualização do certame, a proposta técnica do Ricambiental teve pontuação final de 7,04 e foi julgada pela comissão formada por Adilton Douglas Schiavon Féix, Ailton Aparecido Luiz da Silva, Dimas Augusto Sato Martins e Luiz Henrique Miguel.

Antes da outorga para início da concessão, o consórcio de empresas precisa ter sua proposta comercial – com o valor a ser ofertado – aprovada. Esta etapa ficou agendada para o dia 2 de julho de 2024, às 9h, na Secretaria Municipal de Suprimentos, na avenida Santo Antônio, nº 2377, no bairro Somenzari.

A proposta técnica aprovada do Ricambiental firma vários compromissos para serem cumpridos durante os 35 anos de concessão dos serviços de saneamento da cidade.

Entre as promessas do consórcio de empresas, Marília poderá ser contemplada com construção de novos poços profundos, manutenção e ampliação do Aquífero Serra Geral, intervenção na barragem do Ribeirão dos Índios, reabilitação das ETAs Cascata e Peixe, construção de rede de esgotos na Bacia do Cascata e providências que atendem demandas judiciais.

O relatório do Ricambiental foi elaborado com ajuda de uma empresa terceirizada e especializada no segmento e aponta limitações na estrutura do sistema de abastecimento e esgotamento sanitário de Marília. O documento indica ainda a necessidade de realizar operação em 39 pequenas estações elevatórias de esgotos para alimentação final das três estações de tratamento já concluídas.

Relatório do consórcio Ricambiental lista série de obras a serem cumpridas durante gestão (Foto: Divulgação)

Segundo o texto, há previsão de um trabalho conjunto com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) para obtenção de licenças ambientais e de conclusão de obras importantes nas ETEs do Barbosa, Pombo e Palmital.

“Há explícita necessidade de execução de 15km de emissários de esgotos para completar seu transporte até as estações de tratamento”, complementa o relatório que aponta série de intervenções, envolvendo também pequenas obras para sanar vazamentos em ruas da cidade.

Se aprovada a proposta comercial na próxima terça-feira (2), o processo de licitação entra na fase final para a outorga do consórcio Ricambiental, que poderá iniciar a transição de gestão com a Prefeitura e atual diretoria do Daem.

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Marília lidera ranking nacional de demanda por profissionais do sexo
  • 2
    Argentina decide extraditar morador de Marília, condenado por atos em Brasília
  • 3
    Comércio de Marília estende horário em dezembro para período do Natal
  • 4
    Câmeras flagram passagem de fauna inédita na região

Escolhas do editor

CENSO
Marília tem 24 localidades com concentração de moradores, diz IBGEMarília tem 24 localidades com concentração de moradores, diz IBGE
Marília tem 24 localidades com concentração de moradores, diz IBGE
HABEAS CORPUS
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJDefesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
JOGOS DE AZAR
Decisão do STF sobre loterias põe em xeque lei recém-aprovada em MaríliaDecisão do STF sobre loterias põe em xeque lei recém-aprovada em Marília
Decisão do STF sobre loterias põe em xeque lei recém-aprovada em Marília
Governar também é promover qualidade de vidaGovernar também é promover qualidade de vida
Governar também é promover qualidade de vida

Últimas notícias

Parceria entre Unimar e Prefeitura leva IA à formação de professores
Atletas de Marília são eleitas entre as melhores do handebol paulista em 2025
Mostra 2025 do projeto Teatro da Cidade terá seis dias de espetáculos em Marília
Bosque passa por intervenção para evitar acidentes e reforçar conservação

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie