Rezende é reeleito para o comando da Câmara em Marília
O Legislativo de Marília continuará sob a liderança de Marcos Rezende (PSD) em 2021. O vereador repetiu o feito de Eduardo Nascimento (PSDB) – principal concorrente no pleito interno da Casa – e será presidente da mesa diretora em mandatos consecutivos.
Rezende articulou a continuidade em um intenso corpo a corpo com os colegas parlamentares, que durou até os últimos momentos. Ele pavimentou o resultado, principalmente, na base governista, mais ampla e coesa, em comparação com a ainda desarticulada oposição.
A vitória teve a benção de Daniel Alonso (PSDB), a quem Marcos Rezende foi ligado durante toda a legislatura 2017-2020. Antes de assumir a presidência da Casa, em 2019, foi líder do governo, nos dois primeiros anos da gestão.
O prefeito não se manifestou publicamente, mas trabalhou ativamente para a eleição de Rezende. A principal consequência da escolha pode ser uma versão mais agressiva de Eduardo Nascimento, que deverá exercer de forma incisiva a atribuição legislativa de fiscalizar o governo.
Já na primeira sessão, em clima tenso, Nascimento ‘mostrou os dentes’ e criticou o aumento de IPTU decretado ontem (31) por Daniel. Ele também deu algumas alfinetadas em Rezende.
Já o presidente reconduzido falou em autonomia entre os poderes, mas união para o desenvolvimento da cidade. Ele citou também a questão do IPTU e defendeu o avanço de pautas que atendam aos interesses da cidade, principalmente em um ano que promete ser difícil, em função da pandemia persistir.
Marcos Rezende, 62 anos, é casado e tem dois filhos. Ele inicia o quarto mandado após ter recebido 2.846 votos. Foi o segundo vereador mais votado nas eleições de 2020. Na política, o novo presidente da Câmara tem forte ligação com o empresariado e com o ‘cacique’ do PSD e ex-deputado Walter Ihoshi.
Veja como votaram os vereadores:
Votaram em Marcos Rezende: Marcos Custódio (Podemos), Luiz Eduardo Nardi (Podemos), Evandro Galete (PSDB), Junior Moraes (PL), Danilo Bigeschi (PSB), Ivan Negão (PSB), Vânia Ramos (Republicanos), Daniela D’Ávila (PL), Rogério da Graça (PP), Marcos Rezende (PSD) e Élio Ajeka (PP).
Votaram em Junior Féfin: Eduardo Nascimento (PSDB) e Junior Féfin (PSL).
Veja como fica a mesa diretora:
Presidente: Marcos Rezende
1º vice: Evandro Galete
2º vice: Rogério da Graça
1ª secretária: Daniela D’Ávila
2º secretário: Élio Ajeka
3º secretário: Junior Moraes
4º secretário Ivan Negão