MN Logo

12 anos. Mais de 102 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
seg. 25 nov. 2019

Contas rejeitadas de Camarinha podem entrar novamente em pauta

por Leonardo Moreno

Abelardo Camarinha (em pé) e Daniel Alonso, atual prefeito de Marília (Foto: Leonardo Moreno/Marília Notícia)

A reviravolta em um antigo caso envolvendo o ex-deputado e ex-prefeito Abelardo Camarinha (Podemos) pode enterrar de vez as chances do político disputar as eleições municipais em 2020.

O governo Daniel Alonso (PSDB) reivindicou à Câmara Municipal que vote os pareceres do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) referente os anos de 2003 e 2004 da Prefeitura de Marília, quando quem chefiava o Executivo era Camarinha.

Os dois ofícios – um referente a cada ano – encaminhados ao presidente do Legislativo, vereador Marcos Rezende (PSD), foram assinados pelo assessor especial de governo Alysson Alex Souza e Silva na última quinta-feira (21).

A informação no documento é de que os decretos legislativos que culminaram nas rejeições das contas foram anulados na Justiça e a Câmara nunca mais discutiu os assuntos. O assunto teria ficado pendente até hoje.

O Marília Notícia conseguiu acesso a detalhes de um desses processos, que tramitou na 1ª Vara Cível, referente à anulação da rejeição das contas de 2004. A decisão da Câmara saiu em 2008 e Abelardo procurou a Justiça dois anos depois.

Em fevereiro de 2011 a juíza Paula Jaqueline Bredariol de Oliveira acatou o pedido de Camarinha, que alegou “que não lhe foi dada oportunidade de defender-se e produzir prova perante o processo legislativo que culminou no decreto” de rejeição de suas contas.

A decisão da magistrada foi mantida pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) e em 2012 houve o trânsito em julgado.

Na época, o Legislativo alegou que Abelardo teve a oportunidade de fazer a sustentação oral de sua defesa, mas não compareceu. O TCE também havia recomendado a reprovação das contas, mas o que realmente vale é a decisão dos vereadores.

É a mesma estratégia que o filho Vinicius Camarinha (PSB) tem adotado quanto à rejeição de contas de quando foi prefeito (2013-2016). E tem dado certo, ele também já conseguiu anular uma rejeição de contas pela Câmara na Justiça.

No caso das contas de 2003, Abelardo perdeu em primeira instância, mas o TJ reformou a sentença e acatou seu pedido para anular o decreto legislativo que as desaprovaram.

Alysson escreveu no ofício à Câmara que, conforme decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), “as contas anuais do Chefe do Executivo devem ser julgadas exclusivamente pela Câmara de vereadores sendo incabível o julgamento ficto das contas por decurso de prazo, ficando assim afastada a prescrição”.

A reportagem apurou que o objetivo do governo municipal é abrir mais uma frente para tentar garantir que Abelardo fique fora da disputa pela Prefeitura de Marília nas eleições do ano que vem, já que a rejeição de contas pelo legislativo implica na inelegibilidade.

Na semana passada, vale lembrar, o plenário do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) manteve a inelegibilidade de Abelardo e Vinicius em outro caso, em que eles foram sentenciados por abuso de poder econômico nas últimas eleições municipais, em 2016.

Após questionamento feito pelo site ao TCE nesta segunda-feira (25), o órgão fiscalizador esclareceu que “após a apreciação da Câmara de Marília, quem determinará a inelegibilidade será o Tribunal Regional Eleitoral, que é o responsável pela aplicação da inelegibilidade por meio da Lei da Ficha Limpa”.

Outro lado

A equipe do MN procurou Abelardo para se manifestar sobre o caso. Em nota ele afirmou que “é mais um golpe sujo e ilegal contra mim, por medo de me enfrentar nas urnas no voto popular, porque ele (Daniel) está acostumado a fazer isso com credores”.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Morador de Marília morre afogado durante travessia de represa no Paraná
  • 2
    Mulheres que morreram após colisão frontal em Herculândia são sepultadas
  • 3
    Vendedor invade residência, agride casal e ameaça incendiar a casa
  • 4
    Homem é preso por tentativa de homicídio após atacar vizinho com faca

Escolhas do editor

TRISTEZA
Corpo de vítima de afogamento no Paraná é sepultado em UbirajaraCorpo de vítima de afogamento no Paraná é sepultado em Ubirajara
Corpo de vítima de afogamento no Paraná é sepultado em Ubirajara
SAÚDE
Paciente de 22 anos recupera audição após cirurgia na Santa CasaPaciente de 22 anos recupera audição após cirurgia na Santa Casa
Paciente de 22 anos recupera audição após cirurgia na Santa Casa
MÊS DA MULHER
Marília amplia presença feminina em poderes locaisMarília amplia presença feminina em poderes locais
Marília amplia presença feminina em poderes locais
METEOROLOGIA
Previsão indica chuva e tempo fechado ao longo da semanaPrevisão indica chuva e tempo fechado ao longo da semana
Previsão indica chuva e tempo fechado ao longo da semana

Últimas notícias

Corpo de vítima de afogamento no Paraná é sepultado em Ubirajara
Mulheres que morreram após colisão frontal em Herculândia são sepultadas
AgSUS e FMUSP abrem mil vagas para curso gratuito sobre Saúde Digital
Vendedor invade residência, agride casal e ameaça incendiar a casa

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie