MN Logo

12 anos. Mais de 101 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
ter. 26 abr. 2022

Retomada cultural em Marília tem teatro com agenda lotada

por Carlos Rodrigues

Banda Ferrorama se apresenta em tributo aos anos 80 (Foto: Divulgação/Prefeitura de Marília)

Com exceção das segundas-feiras – dia de limpeza e manutenção –, o Teatro Municipal “Waldir Silveira Mello” está com a agenda lotada com a retomada das atrações culturais em Marília. Mas o tradicional palco – no coração da cidade – não é o único espaço artístico do município. A arte local acontece em espaços privados, nas ruas e também nos bairros.

Marília conta com estruturas profissionais como o Teatro do Sagrado Coração – que se destaca pela capacidade –, além de sedes de associações, alguns centros comunitários e locais privados.

Peça apresentada pelo grupo Down entre Amigos; companhia tem espetáculo esta semana (Foto: Divulgação/Prefeitura de Marília)

Entre os equipamentos públicos, destaque para a Biblioteca Viva de Marília “João Mesquita Valença”, o Bosque Municipal e o Espaço Cultural, que embora esteja fechado provisoriamente, já possui projeto de reforma e reabertura.

A retomada cultural em Marília depois da pandemia ocorreu de forma gradativa, mas teve alguns marcos. Um deles foi a abertura da agenda do Teatro Municipal. Rapidamente as datas foram reservadas e a ocupação neste primeiro semestre está próxima de 100%.

Teatro é espaço para múltiplas artes (Foto: Divulgação/Prefeitura de Marília)

A agenda para o segundo semestre já está aberta e muitas datas já foram reservadas. São peças teatrais, apresentações musicais, shows de stand up comedy, dança, entre outras manifestações artísticas culturais.

Para promover eventos beneficentes – mediante entrega de alimentos, por exemplo –, os organizadores não pagam nada. Já os demais produtores culturais têm um custo de R$ 700 pela diária do espaço, além dos tributos municipais. Quem é registrado como Microempreendedor Individual (MEI) tem isenção de impostos.

Alunos da rede municipal de Educação, prestigiam apresentação (Foto: Divulgação/Prefeitura de Marília)

Cristiane Cordeiro Barbosa, que atua na equipe de supervisão do teatro, explica que a procura é grande e somente são ofertadas datas próximas em caso de desistência. “Raramente abre uma data na agenda, para os meses seguintes. Em geral, a ocupação é por semestre”, conta.

Quem reserva o Teatro, geralmente, ocupa por um dia todo. “De dia tem ensaios, tem os ajustes técnicos, que acabam não permitindo mais de uma reserva na mesma data. A procura tem sido tanta que entre quarta e domingo, praticamente todo dia tem alguma atividade”, relata.

Foram mais de 150 artistas envolvidos (Foto: Divulgação/Prefeitura de Marília)

VIRADA CULTURAL

Depois do marco inicial da retomada das atividades com o Teatro Municipal, a cidade teve ainda uma segunda programação ostensiva da Cultura. O mês de aniversário de 93 anos Marília foi marcado por eventos. Entre eles, a Virada Cultura.

Foram quatro dias com apresentações musicais dos principais gêneros, para divertir adultos, crianças e adolescentes, com palco montado ao lado do Museu de Paleontologia de Marília. O evento contou com tendas e praça de alimentação, com a interdição de um quarteirão da avenida Rio Branco.

Rogério Amaral se apresenta ao ser observado por criança (Foto: Divulgação/Prefeitura de Marília)

SERVIÇO

Para ficar por dentro de toda a programação cultural de Marília, basta acompanhar o Blog da Cultura, o site www.marilia.sp.gov.br ou as redes sociais da Secretaria Municipal da Cultura: @secretariadaculturademarilia ou a página oficial no Facebook. O telefone do Teatro Municipal é o (14) 3453-2553 e a Biblioteca Municipal atende pelo (14) 3454-7434.

Outros equipamentos culturais públicos:

– Banda Marcial “Cidade de Marília”  – avenida Brasil, 252. Telefone (14) 9 9831-0899 [clique aqui para iniciar uma conversa].

– Casa de Cultura “Cristovam Ruiz Pereira” – avenida Santo Antônio, 136. Telefone: (14) 3434-1889

(Foto: Divulgação/Prefeitura de Marília)

(Foto: Divulgação/Prefeitura de Marília)

(Foto: Divulgação/Prefeitura de Marília)

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Acusado de matar credor revela sequência que terminou em morte
  • 2
    Professor é preso por furto de motocicletas na zona norte após reincidência
  • 3
    Esquema que chegou a abrir loja em Marília colapsa e deixa vítimas
  • 4
    Moto furtada é localizada na casa da mãe do investigado pelo crime, durante ação da PM

Escolhas do editor

PUBLIEDITORIAL
Hadassa Viagens abre sede em Marília para apresentar estrutura e modelo de operaçãoHadassa Viagens abre sede em Marília para apresentar estrutura e modelo de operação
Hadassa Viagens abre sede em Marília para apresentar estrutura e modelo de operação
HOMICÍDIO
Acusado de matar credor revela sequência que terminou em morteAcusado de matar credor revela sequência que terminou em morte
Acusado de matar credor revela sequência que terminou em morte
INFRAESTRUTURA
Trecho da rua 15 de Novembro no Centro é interditado para obrasTrecho da rua 15 de Novembro no Centro é interditado para obras
Trecho da rua 15 de Novembro no Centro é interditado para obras
CIDADES
Campina Verde pode ter falhas no fornecimento de água após rupturaCampina Verde pode ter falhas no fornecimento de água após ruptura
Campina Verde pode ter falhas no fornecimento de água após ruptura

Últimas notícias

Hadassa Viagens abre sede em Marília para apresentar estrutura e modelo de operação
Acusado de matar credor revela sequência que terminou em morte
PF faz operação contra a Rioprevidência por aplicações no Banco Master
Agências do INSS abrem para atendimento extra neste sábado e domingo

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie