Resultado da coleta da água do lago Aquarius será divulgado pela Cetesb
O resultado da coleta de água realizada pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) no lago do Jardim Aquarius deve ser divulgado nas próximas semanas em Marília.
Os testes estão sendo feitos para tentar identificar o que teria causado a morte de pelo menos dez patos encontrados agonizando no dia 20 de outubro às margens da lagoa.
O episódio provocou revolta na população de Marília e foi divulgado em reportagem do Marília Notícia. Os moradores do bairro Aquarius e ativistas dos direitos dos animais cobraram investigação da Polícia Militar Ambiental e até da Prefeitura, que realiza a manutenção do local.
O MN questionou a Cetesb se uma possível contaminação da lagoa ocasionou a morte dos animais, mas ainda não há confirmação. A Cetesb informou que outros detalhes serão conhecidos até o fim do mês, entre 15 e 20 dias.
De acordo com o comerciante Julio Pires, morador do bairro, mutirões de limpeza da lagoa estão sendo realizados em parceria com a Prefeitura de Marília.
“Reunimos moradores do bairro e estamos fazendo um trabalho em conjunto com a Prefeitura. Toda manutenção será realizada. Estamos fazendo a limpeza das algas e trabalhando para desassoreamento do lago. Seguiremos com os trabalhos”, disse o comerciante.
Segundo Julio Pires, desde a morte dos dez patos nenhum outro animal foi encontrado sem vida no lago.
“Após encontrarmos os patos agonizando, nenhum outro animal foi encontrado morto na lagoa. Estamos aguardando pelas investigações e seus resultados”, finalizou.