MN Logo

12 anos. Mais de 101 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Colunas
qua. 23 jun. 2021

Ressignificando a relação de ensino e aprendizagem

por Fernanda Serva

A elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sempre é um grande desafio e uma oportunidade para que alunos e professores demonstrem as suas potencialidades.

Em 2020, na Unimar, o TCC do curso de Direito foi totalmente reformulado. Esta proposta de TCC foi idealizada tendo em mente o propósito da Unimar de contribuir para a comunidade onde ela está inserida. Seu objetivo é difundir os benefícios das pesquisas realizadas para além da Universidade, produzindo um conhecimento pluriversitário que possa trazer benefícios para a comunidade de Marília e Região.

Partindo da missão institucional, a proposta passou por diálogos no âmbito do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Direito e, na sequência, foram dados os passos no sentido de sua concretização. O que se buscou foi conciliar a missão institucional, a necessidade de se dar um sentido prático aos TCC desenvolvidos pelos alunos e o cumprimento da legislação vigente.

As Novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Direito, advindas com a Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2018, permitiram esta ressignificação dos TCC do curso de Direito da Unimar. Até então, a legislação exigia as tradicionais e conhecidas monografias.

A Resolução mantém o TCC como componente curricular obrigatório, conforme seu art. 11, porém ela inova ao possibilitar novos horizontes a serem fixados pela Universidade no seu PPC (Projeto Pedagógico de Curso). Esta obra representa justamente esta inovação.

Em relação à metodologia utilizada, foi necessário um levantamento prévio junto a empresas, escritórios, indústrias e instituições da cidade de Marília e região, com o objetivo de conhecer as demandas jurídicas existentes na comunidade e criando problemas-chave para se chegar a uma possível solução, dentre as várias possiblidades existentes.

Os representantes destes segmentos apresentaram para os alunos os problemas e os times, orientados pelos professores, escolheram o desafio jurídico a ser enfrentado. Neste momento inicial já foi necessário aprender a trabalhar em grupo e dividir experiências para as melhores escolhas.

O desenvolvimento de novas habilidades e competências foram plenamente atingidas, pois o trabalho em grupo exigiu cooperação entre os integrantes dos times e a colaboração foi imprescindível para o andamento do TCC. Além disto, o relacionamento com os representantes das empresas, escritórios, indústrias e instituições para identificação dos problemas oportunizou um crescimento profissional aos alunos da graduação e, também, representou uma oportunidade para eles serem conhecidos e reconhecidos pela sociedade.

O formato não se prendeu apenas ao desenvolvimento de artigos científicos, mas também de pareceres, recomendações ou outros produtos, trazendo uma proposta prática e concreta para a aplicação do conhecimento obtido na pesquisa para além dos muros da Universidade.

O resultado foi bastante gratificante!

Os ganhos obtidos para alunos, professores e comunidade são evidentes, pois, pesquisas realizadas com propósitos ressignificam não apenas o processo de ensino e aprendizagem, mas também tornam cada vez mais estreita a relação da Universidade com a comunidade.

Assim, cada dia mais, a história da Unimar se confunde com a história da cidade de Marília.

Afinal, Marília é a terra da Unimar.

 

P.S. 1) Este artigo foi escrito em coautoria com as Profas. Dras. Francis Marília Pádua e Heloisa Helou Doca.

2) Uma versão digital do livro contendo todos os TCC pode ser obtida no seguinte endereço eletrônico: https://oficial.unimar.br/wp-content/uploads/2021/06/Livro-Estudos-juridicos-e-inovacao.pdf

3) Gostaria, por fim, de agradecer a todos os alunos, professores e colaboradores que participaram ativamente da gincana promovida pelo projeto “UNIMAR em ação: unindo o conhecimento no combate à fome”. Foram mais de 3,5 toneladas de alimentos arrecadados. Deus abençoe a todos.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Vídeo flagra cavalo exausto, forçado a se levantar; Polícia Civil investiga maus-tratos
  • 2
    Procurado por homicídio tentado vai à delegacia e acaba preso em Marília
  • 3
    Cesar Fiala deixa a Secretaria Municipal da Administração
  • 4
    Sequência de furtos suspende aulas em escola e preocupa pais em Marília

Escolhas do editor

POLÍTICA
Cesar Fiala deixa a Secretaria Municipal da AdministraçãoCesar Fiala deixa a Secretaria Municipal da Administração
Cesar Fiala deixa a Secretaria Municipal da Administração
CRIMES REITERADOS
Sequência de furtos suspende aulas em escola e preocupa pais em MaríliaSequência de furtos suspende aulas em escola e preocupa pais em Marília
Sequência de furtos suspende aulas em escola e preocupa pais em Marília
TEMPO
Defesa Civil alerta para chuvas na região de MaríliaDefesa Civil alerta para chuvas na região de Marília
Defesa Civil alerta para chuvas na região de Marília
REDE MUNICIPAL
Marília discute parceria com confederação para implantar beisebol nas escolasMarília discute parceria com confederação para implantar beisebol nas escolas
Marília discute parceria com confederação para implantar beisebol nas escolas

Últimas notícias

Exército faz seleção para alistamento militar de homens e mulheres
Cachorro é morto com 10 tiros em frente a ponto de ônibus em São Paulo
Vacinação antirrábica abre calendário de 2026 neste sábado na zona leste
Presidente Lula faz cirurgia de catarata e recebe alta hospitalar

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie