Reportagem do MN faz Daem anunciar novo portal
A publicação de uma reportagem do Marília Notícia na terça-feira (19) fez a Prefeitura divulgar hoje (20) para toda a imprensa local informações sobre entrega, em 30 dias, do novo site do Departamento de Água e Esgoto de Marília (Daem).
A matéria do MN revelou que o Portal da Transparência da autarquia, dentro do site atual, não funciona, já que está sem atualização desde março, além de outros graves problemas.
Não é possível consultar as receitas, despesas, investimentos e dívidas da autarquia, muito menos comparar tais dados com anos anteriores, outras gestões.
A legislação prevê a disponibilização das informações em tempo real e o Executivo afirma que isso será possível com a entrega da nova página.
De acordo com a Prefeitura, a remodelação está sendo feita após ser identificado “já no início deste ano problemas no site e no portal da transparência que não estavam atualizados”.
O presidente do Daem, Marcelo de Macedo, teria solicitado a colaboração da Diretoria de Informática da Prefeitura na reformulação.
“Prontamente nos colocamos à disposição e demos início ao trabalho para a remodelação do site, do portal de serviços e do portal da transparência do departamento”, afirmou o diretor de Informática da Prefeitura, Eduardo Yamamoto.
A administração afirma que foi aberto um processo licitatório para o desenvolvimento do novo portal, “o que já está sendo feito”. O problema é que até mesmo a consulta das licitações no site atual do Daem, gera confusão.
Novidades
O novo site, conforme anunciado, terá um visual totalmente novo e moderno, “de fácil usabilidade e totalmente responsivo, permitindo o uso em computadores, tablets e celulares”.
O projeto prevê ainda uma agência virtual (portal de serviços), onde o contribuinte terá acesso à segunda via da conta, poderá fazer a solicitação de ligação de água, entre outros serviços.
“Com relação ao portal da transparência, o site será totalmente integrado com o sistema atual do Daem, com as informações disponíveis em tempo real”, afirma nota distribuída pela Prefeitura.
Outra mudança entre os serviços que estarão disponíveis no novo site será referente ao nível dos reservatórios de água. Além de visualizar de forma interativa o nível (como já pode ser feito), o contribuinte conseguirá identificar as áreas de abrangência de cada reservatório.
O trabalho está sendo realizado pelo Centro de Processamento de Dados do Daem, a Diretoria de Informática da Prefeitura, a empresa de sistema atual do departamento e a empresa vencedora da licitação.
“A gente assegura que a população terá todas as informações sobre o departamento no novo site, com facilidade de acesso e navegação”, disse Eduardo Yamamoto.
Após as denúncias feitas pelo MN, Marcelo de Macedo pediu um pouco de paciência à população.
“O novo site está quase pronto e tenho certeza que todos ficarão satisfeitos. Peço um pouco mais de paciência, pois em breve o Daem estará com o novo site no ar com todas as informações e serviços referentes ao nosso departamento”, comenta Macedo.