Replan vence licitação para obra em aterro sanitário
A Replan Saneamento e Obras Ltda. venceu a licitação aberta pela Prefeitura de Marília com o objetivo de resolver mais um problema ambiental antigo, desta vez envolvendo o aterro sanitário desativado em 2011.
A empresa vai receber R$ 122 mil para fazer a substituição de todo o percurso de canalização do sistema coletor de chorume existente no local. O valor foi fixado após disputa com outra concorrente no certame.
O próprio governo Daniel Alonso (PSDB) já vinha sendo notificado e até mesmo multado por não realizar uma investigação detalhada da área – que já foi considerada um lixão a céu aberto e é suscetível à contaminação do solo e outros problemas ambientais.
O local fica na estrada para Avencas, na zona Oeste, onde funciona hoje a área de transbordo do lixo domiciliar – resíduos que atualmente são encaminhados de forma definitiva para aterro de outra cidade.
Na abertura do processo licitatório, o secretário municipal do Meio Ambiente e Limpeza Pública, Vanderlei Dolce, afirmou que o aterro foi encerrado há aproximadamente dez anos “e a canalização encontra-se aterrada e sem manutenção, podendo ocasionar sérios problemas ambientais”.
“Temos aqui um longo prazo em que a canalização fora realizada e estamos sujeitos à possibilidade de ocorrência de acidentes ambientais, podendo ocasionar a contaminação do lençol freático, bem como de danos ambientais praticamente irreversíveis, e a Prefeitura Municipal de Marília não ter condições visíveis e imediatas de solucionar tais problemas”, completou o chefe da pasta ambiental, na época.