MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
qui. 18 fev. 2021

Justiça nega permissão para Renner seguir horário próprio

por Carlos Rodrigues

Loja quer seguir seu próprio horário, independente de sábados, domingos ou feriados (Foto: Daniela Casale/Marília Notícia)

Uma loja de departamentos com unidade em Marília, teve negado pela Justiça pedido de liminar que tentava garantir o funcionamento sem obrigação de cumprir o Código de Posturas do Município. Na prática, a loja seguiria seu próprio horário, independente de sábados, domingos ou feriados.

A ação foi ajuizada no ano passado pela Lojas Renner S.A., que tem unidade instalada com acessos pelas ruas Nove de Julho e São Luiz. Em dezembro, uma liminar foi negada pelo juiz da Vara da Fazenda Pública de Marília, Walmir Idalêncio dos Santos Cruz.

A empresa ainda tentou reverter, mediante um agravo de instrumento, junto ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP). Na última segunda-feira (15), a relatora, desembargadora Vera Angrisani, negou o agravo e manteve a liminar rejeitada.

Entenda o caso

Na inicial (peça jurídica que dá início ao processo) a Renner apontou “graves lesões geradas pela Lei Municipal 13/92″, que é o Código de Posturas do município de Marília.

Na legislação está especificado que o horário do comércio aos sábados é das 9h às 13h, com previsão de abertura até às 17h em dois sábados ao longo do mês. A lei local também determina que aos domingos e feriados, o comércio deve estar fechado.

A Renner apontou que existe quebra do princípio de isonomia, em relação a outros setores da economia, que podem exercer suas atividades fora do período determinado na lei mariliense.

Apontou ainda que a legislação local prevê a suspensão de alvará de funcionamento em caso de descumprimento, o que levou a loja a acionar a Justiça, afim de exercer as atividades em horários não especificados, sem expor-se ao risco de punição pelo Poder Público Municipal.

O juiz considerou, ao negar a liminar, que o município age no “exercício da competência de que foi atribuída pela Constituição Federal”. O texto da Carta Magna, reforçado por Súmula Vinculante do Supremo Tribunal Federal (STF), estabelece que compete ao município fixar horário de funcionamento de estabelecimentos comerciais.

Embora a liminar tenha sido negada – e o agravo contra a decisão em Marília tenha sido indeferido pela desembargadora – a ação segue tramitação na Justiça e a Renner ainda pode obter sentença contrária o Código de Posturas do Município, para abrir as lojas em horários e dias indeterminados pela Prefeitura.

O Marília Notícia tentou contato com a Renner, mas até o fechamento desta reportagem não obteve retorno. O espaço está aberto para manifestação.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
  • 2
    Destruição na Fazenda do Estado gera multa à moradora, após derrubada de árvores
  • 3
    Marília lidera ranking nacional de demanda por profissionais do sexo
  • 4
    Dupla armada invade casa, rende irmãos e foge com R$ 10 mil e relógio na zona norte

Escolhas do editor

HABEAS CORPUS
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJDefesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
EDUCAÇÃO
Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamentalMarília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental
Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental
ZONA NORTE
Homem morre baleado pela PM na madrugada em MaríliaHomem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
CENTRO DE COMPRAS
Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026
Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026

Últimas notícias

Resultados do Enamed e do Revalida serão divulgados na próxima semana
Saques na poupança superam depósitos em R$ 2,85 bilhões em novembro
Quase 20% da população de favelas vivem em vias onde não passam carros
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie