MN Logo

12 anos. Mais de 101 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Regional
qui. 01 out. 2020

Renata sofre derrota na Justiça e Câmara marca posse do vice

por Carlos Rodrigues

Renata Devito, prefeita que tenta reeleição em Vera Cruz (Foto: Divulgação)

Sentença em mandado de segurança, movido pela ex-prefeita de Vera Cruz, Renata Devito (PSDB), considerou legítima a Comissão Processante que cassou o mandato dela em abril deste ano. A decisão é do juiz da Vara da Fazenda Pública de Marília, Walmir Idalêncio dos Santos Cruz.

Com a derrota de Renata, a Câmara Municipal da cidade vizinha agendou para esta sexta-feira (2) a posse do vice prefeito, Paulo Haraguchi (PSDB), em substituição à Renata.

Nesta quinta-feira (1) o presidente do legislativo, Haroldo de Mayo Bernardes (PCdoB), assinou um Decreto Legislativo que declara a cassação da prefeita.

Ela foi investigada pela contratação de “seguros fantasmas”, para veículos da frota municipal que já estavam sem condições de circulação.

O trabalho da Comissão resultou em um relatório que pediu a cassação de Renata Devito. O parecer foi aprovado durante sessão extraordinária da Câmara no dia 3 de abril. A chefe do Executivo de Vera Cruz, no entanto, recorreu à Justiça.

Em primeira instância ela teve liminar negada, mas obteve vitória que travou os trabalhos da Comissão – com consequente nulidade da sessão de cassação – no Tribunal de Justiça de São Paulo.

A expectativa, com a confirmação da derrota na Justiça de Marília, é de recurso ao mesmo Tribunal e continuidade da prefeita – em disputa de reeleição – no cargo.

Decisão

Na decisão que reconhece a legalidade da CP, o magistrado citou parecer do Ministério Público. O promotor José Alfredo Araújo Sant’Anna, em seu despacho, apontou não haver qualquer indicativo de que a Comissão Processante esteja atuando com finalidades espúrias e ilegais.

O representante da promotoria sinalizou ainda que “há nos autos indicativo de que o procedimento se prolongou justamente por condutas procrastinatórias adotadas pela própria impetrante”, no caso, a prefeita.

Repercussão

O presidente da Câmara, Haroldo de Mayo Bernardes, disse ao Marília Notícia que não será necessária nova votação do relatório da Comissão Processante.

Ele entende que a sentença restabelece os efeitos da CP. “Ainda não fomos informados de nenhum recurso que impeça o cumprimento da decisão do plenário. Está valendo o que foi decidido no dia 3 de abril, quando o mandato da prefeita foi cassado”, disse.

A posse de Paulo Haraguchi está marcada para esta sexta-feira, às 15h, na Câmara Municipal, em solenidade restrita, em função da pandemia.

O advogado Gustavo Costilhas, que defende Renata na ação, disse que o entendimento da Câmara pode ser diferente, mas que a sentença preserva a decisão do Tribunal de Justiça, que travou a comissão.

“Não muda o status quo. Se observar o último parágrafo, o juiz da primeira instância, ao proferir a sentença, diz com clareza solar que deve se observar a decisão do TJ-SP. Só o próprio TJ-SP ou Instância Superior pode mudar no porvir”, garantiu.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli
  • 2
    Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico
  • 3
    Sino de 80 quilos é furtado de igreja e recuperado pela polícia em Marília
  • 4
    Acusado de matar credor revela sequência que terminou em morte

Escolhas do editor

Polícia
Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráficoFilho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico
Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico
POLÍTICA
Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias ToffoliTradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli
Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli
FLAGRANTE
Sino de 80 quilos é furtado de igreja e recuperado pela polícia em MaríliaSino de 80 quilos é furtado de igreja e recuperado pela polícia em Marília
Sino de 80 quilos é furtado de igreja e recuperado pela polícia em Marília
METEOROLOGIA
Marília deve ter fim de semana de calor antes de mudança no tempoMarília deve ter fim de semana de calor antes de mudança no tempo
Marília deve ter fim de semana de calor antes de mudança no tempo

Últimas notícias

Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico
MAC estreia com empate diante do São Bernardo na Série A3
“Trump quer criar nova ONU”, declara presiente Lula sobre Conselho de Paz
Anvisa proíbe venda de azeite e suspende doce de leite e sal grosso

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie