Renata Devito anuncia pré-candidatura e tenta terceiro mandato em Vera Cruz
A ex-prefeita Renata Devito (PSDB) confirmou nesta semana sua pré-candidatura à Prefeitura de Vera Cruz, anunciando Toninho Carolino, também do PSDB, como seu vice. Devito busca seu terceiro mandato à frente da cidade.
Ela enfrenta uma batalha judicial para regularizar sua situação na Justiça Eleitoral após um revés recente na Vara da Fazenda Pública de Marília. Devito foi condenada por improbidade administrativa, acusada de nomear e manter Marcos Antônio Eduardo em diversos cargos na Prefeitura, mesmo após ele ter sido condenado por irregularidades no exercício de função pública.
Segundo a decisão da Justiça, Marcos não podia ocupar cargos públicos à época devido às irregularidades cometidas. Renata Devito era prefeita entre 2017 e 2020.
A defesa da política argumentou que “a sentença de primeira instância não produz efeito de inelegibilidade, portanto nada muda, e as atividades de pré-campanha continuarão normalmente”. Além disso, informou que os recursos para reverter a situação já estão em andamento.
Vale lembrar que em 2020, às vésperas da eleição municipal, a Câmara de Vera Cruz cassou o mandato da então prefeita Renata Devito e candidata à reeleição. Os vereadores a acusaram de irregularidades na contratação de serviços de seguro para uma frota sucateada e sem uso na Prefeitura. Meses depois, a cassação foi anulada por decisão do desembargador Torres de Carvalho, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP).
Com mandato fragilizado na época, a cassação abriu caminho para a eleição de Rodolfo Davoli (Republicanos) como prefeito em 2020. O atual chefe do Executivo, favorito para ser reeleito, será o principal adversário de Devito este ano.
Apesar do anúncio oficial da pré-candidatura em suas redes sociais, Renata Devito informou que dará mais detalhes ao Marília Notícia em breve, pois está se recuperando de um problema de saúde. O espaço permanece aberto para novas informações.
Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!