Remédio que previne o HIV já chega para mais de 180 pessoas
Uma das formas de se prevenir do vírus HIV é a PrEP, a Profilaxia Pré-Exposição, que pode ser feita com comprimido que está sendo distribuído gratuitamente na cidade desde setembro de 2022 e já atende mais de 180 marilienses, segundo o Serviço de Atendimento Especializado (SAE).
De acordo com a enfermeira-chefe do serviço municipal, Mirelle Aranão Marconato, o SAE só atende Marília e – para fazer uso da PrEP- as pessoas precisam preencher um cadastro. “Basta comparecer em nossa sede, na rua Sete de Setembro, 716, para preenchimento de uma ficha. Na sequência, vamos marcar consulta com um médico, que vai avaliar as condições do paciente para o tratamento com a PrEP”, informou.
A PrEP é a combinação de dois medicamentos (tenofovir + entricitabina) que bloqueiam alguns “caminhos” que o HIV usa para infectar o organismo. “A eficácia é acima dos 90% e vale ressaltar que o medicamento pode ser tomado por qualquer pessoa que se expõe ao risco, ou seja, faz relação sexual sem preservativo com frequência. Pode acontecer num namoro onde um parceiro tem HIV positivo, mas não quer contaminar o outro ou vice-versa. A PrEP ajuda a evitar esta transmissão do vírus”, explica a enfermeira.
Ainda segundo Mirelle, é importante frisar que a PrEP só previne do HIV, mas não tem eficácia para outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como sífilis e hepatite.
“O SAE não atua só no campo das ISTs e sim na área de todas as doenças infectocontagiosas, incluindo tuberculose, meningite, poliomielite e outros casos. Realizamos testes rápidos gratuitamente para ISTs de segunda a quinta-feira, das 7h às 15h. Em caso de exames positivos, auxiliamos no tratamento”, completa.
Apesar da eficácia da PrEP, o preservativo é melhor método de prevenção. “A PrEP necessita de avaliação médica, com base em vários tipos de exames, para entender como é o organismo do paciente, pois o medicamento pode proporcionar efeitos colaterais. Existem contraindicações. Em casos de estupro e violência sexual, a vítima pode fazer um tratamento com a PEP, a Profilaxia Pró-Exposição, outro tipo de comprimido para ingestão após a exposição sexual. A PrEP é para ser usada antes da relação e demora de sete a 21 dias para fazer efeito, dependendo da orientação médica”, esclarece.
Em 2023, o SAE Marília realizou 183 atendimentos com PrEP e, em janeiro e fevereiro deste ano, foram 34. Dos 34, oito foram novos pacientes. Entre os atendidos, estão profissionais do sexo, homossexuais, transexuais, pessoas em risco por conta da alta exposição e casais com um parceiro soropositivo. “Antes de iniciar o tratamento com a PrEP, é necessário o exame de HIV também. O medicamento é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), através do Governo Federal”, conclui a enfermeira Mirelle.
No Brasil, o uso da PrEP reduziu as infecções em 11,1% entre 2019 e 2021, de 46 mil para 40,8 mil casos por ano. Após os números nacionais positivos, o medicamento começou a chegar aos municípios do interior de São Paulo em 2022.
Conforme o Ministério da Saúde, o Brasil possui mais de 1 milhão de pessoas que vivem com HIV. Se não tratado, o vírus pode evoluir para uma doença mais grave, a AIDS.
Em Marília, o SAE atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3451-2939. A farmácia para a entrega dos medicamentos funciona das 7h30 às 12h30.