MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
qua. 16 mar. 2022

Marília avança na gestão do lixo, mas TCE aponta falha

por Carlos Rodrigues

Estação de transbordo localizada na estrada Marília-Avencas; instalação fica no antigo aterro (Foto: Divulgação/Prefeitura de Marília)

Relatório da fiscalização do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), divulgado nesta terça-feira (15), constatou em Marília avanços na gestão de resíduos sólidos. O município, porém encontra dificuldades para instituir programa de reciclagem do lixo. Outro gargalo admitido pela administração municipal é a existência de áreas clandestinas para descarte de entulhos.

A cidade está entre os 247 municípios que foram fiscalizados pelo órgão na última quinta-feira (10), durante a 1ª Fiscalização Ordenada neste ano. Sem lixão a céu aberto, com ampla cobertura de coleta na cidade, lixo hospitalar e resíduos de saúde recolhidos adequadamente, Marília teve resultados positivos.

Mas a conta é alta. O município paga R$ 123,61 por cada tonelada de lixo resíduo que vai para o aterro particular contratado, próximo a divisa com Echaporã.

Em resposta ao TCE, a Prefeitura informou que há breve histórico da atuação de catadores autônomos e de uma cooperativa que não atua mais no município. “Entretanto, não há regulamentação à atuação ou à implantação de serviços de coleta e destinação de recicláveis no município”.

A administração municipal reconhece uma entidade e catadores autônomos que realizam a coleta seletiva, porém “sem recursos municipais e sem a formalização de quaisquer ajustes ou subvenções”. Com isso, menos de 5% do lixo é coletado pelos catadores autônomos e entidade que atuam no município.

ENTULHOS

A ação não constatou, em Marília, grandes áreas de descarte para entulhos da construção civil. A cidade conta com uma associação de caçambeiros, que mantém área privada para o descarte. O local, porém, acumula resíduo a céu aberto.

A existência de áreas de despejo irregular foi admitida pelo município, que alega realizar limpeza frequente e orientação aos moradores A Prefeitura também afirmou ao TCE que realiza ações de educação ambiental e possui Conselho de Meio Ambiente ativo e atuante.

PLANO DE GESTÃO

A vistoria constatou que Marília está coberta pelo Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, conforme lei aprovada em 2010. Mas a cidade ainda não tem um plano específico para o lixo hospitalar, que é coletado e transportado por empresa privada. A descrição do processo está contida no único documento que dispõe sobre a política pública para o setor.

Os fiscais apontaram ainda que todas as regiões do município são atendidas pela coleta de lixo doméstico e que há licença válida de operação da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) para a área do aterro sanitário.

A cidade tem um aterro privado instalado à margem da rodovia Rachid Rayes (SP-333), que liga Marília a Echaporã, e faz o monitoramento do aterro sanitário desativado em Avencas, além de dispor de coleta específica para os resíduos gerados nos serviços de saúde.

O TCE apurou, porém, que o município não cumpre o artigo 35 da Lei nº 11.445/07, que dispõe sobe a instituição da cobrança de taxa ou tarifa, decorrente da prestação de serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos.

POLÊMICA

No ano passado, projeto sobre a criação da taxa de lixo enviado à Câmara pelo prefeito Daniel Alonso (PSDB) provocou muita polêmica, com audiências públicas sobre o tema e recuo do governo, sob risco de derrota no plenário.

O presidente da Casa, Marcos Rezende [atualmente afastado e se recuperando da Covid] foi o mediador para que a bancada governista não fosse vencida. “Entendemos que é necessário revestir o referido projeto de mais informações e adequações, incluindo por exemplo metas para implantação de usina de reciclagem de lixo em Marília e integração dos catadores de recicláveis nas propostas que envolvem o projeto”, justificou na época.

A Prefeitura não respondeu sobre eventual retomada da discussão do projeto e informou que a matéria tramita na Câmara.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Acidente envolvendo carro e carreta mata ex-vereador na região
  • 2
    Homem em situação de rua, que recebia ajuda, trai a confiança, assalta e agride benfeitor
  • 3
    Réu por assassinato em praça pública terá perícia sobre saúde mental e uso de drogas
  • 4
    Mototaxista é preso por tráfico de drogas durante abordagem na João Ramalho

Escolhas do editor

PODER LEGISLATIVO
Câmara vota criação de complexo turístico da Cascata e mais 12 projetosCâmara vota criação de complexo turístico da Cascata e mais 12 projetos
Câmara vota criação de complexo turístico da Cascata e mais 12 projetos
ANÁLISE
Acesso às favelas de Marília tem 10% das vias restritas a pedestres e motosAcesso às favelas de Marília tem 10% das vias restritas a pedestres e motos
Acesso às favelas de Marília tem 10% das vias restritas a pedestres e motos
EFEITO IMEDIATO
Prefeita de Pirajuí tem mandato cassado pela maioria da CâmaraPrefeita de Pirajuí tem mandato cassado pela maioria da Câmara
Prefeita de Pirajuí tem mandato cassado pela maioria da Câmara
CRUZÁLIA
Acidente envolvendo carro e carreta mata ex-vereador na regiãoAcidente envolvendo carro e carreta mata ex-vereador na região
Acidente envolvendo carro e carreta mata ex-vereador na região

Últimas notícias

SUS realiza mutirão com mais de 61 mil cirurgias e exames neste fim de semana
Câmara vota criação de complexo turístico da Cascata e mais 12 projetos
Idosa de 74 anos perde R$ 116 mil em golpe e revela ‘estelionato emocional’
Hugo Motta defende servidora alvo da PF em investigação sobre emendas

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie