MN Logo

12 anos. Mais de 101 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Brasil e Mundo
ter. 23 fev. 2016

Relações Conflituosas

por Marília Notícia

Olá caro leitor!

Hoje proponho um tema para a reflexão que é possivelmente um dos temas mais presentes na realidade do ser humano: conflitos de relacionamento. Brigas, desentendimentos, xingamentos, palavras tortas e distanciamento são palavras que estão associadas a sentimentos e emoções como a raiva, a insegurança, o medo, a disputa e o orgulho e que são inerentes às relações humanas. Mas vamos deixar um pouco de lado tudo isso e vamos falar de algo que também existe. Vamos falar de Amor.

Falar sobre Amor é uma tarefa complicada. Creio que defini-lo é ousado e que os felizardos conseguem isso – verdadeiramente – são os artistas e os poetas. Assim, convido você, leitor, a uma breve viagem pra dentro, para a gente passear por ele. Sim, pelo Amor. Mas para isso, usemos algo de fora: uma escultura exposta na reedição do festival Burning Man (2015), em Black Rock City nos EUA. (imagem abaixo).

Formando duas pessoas vazadas sentadas de costas uma para a outra, a gigante escultura “Love” foi criada pelo escultor ucraniano Alexander Milov. Nas palavras do próprio autor, ela representa “[…] um conflito entre um homem e uma mulher e a expressão interna e externa da natureza humana. Seu interior é moldado por crianças transparentes, que detêm as mãos pelas grades. Quando escurece, as crianças começam a brilhar. Esse brilho simboliza pureza e sinceridade que une as pessoas e dá a oportunidade de consertar as coisas quando chegar em tempos sombrios“.

Bem, em oposição ao que é destrutivo, que vai se acabando e se separando (ver artigo “Destrutividade Humana”, publicado em 25 de novembro), o que é o Amor se não, quem sabe, uma força interna que guia para o encontro, para a união, pela atração e por fim, para a construção de algo? Algo que busca a junção considerando o que é maior?

Na sabedoria da antiguidade essa ideia é representada pelo Cupido. Eros, como era conhecido pelos gregos, era um lendário personagem que vivia uma série de desencontros com a confusa Psique, sua prometida. Mesmo estando Psique e Cupido separados, este se manteve como um guia, para que ela o encontrasse. Ao final terminam juntos pela vontade dos deuses. E tiveram um filho: Prazer (resumo adaptado de “O Livro de Ouro da Mitologia” de Thomas Bulfinch). Cupido, ou Eros, era o deus do amor e Psique, filha de um rei e significa mente/alma em hebraico.

Pois bem, não é difícil perceber a semelhança entre a escultura de Milov e a estória entre Cupido (o Amor) e Psique. Em oposição ao que é destrutivo e vai se acabando, o Amor é uma força interna que une e junta em direção a coisas maiores. Este é o cupido. E este é o Amor de Milov.

Coisas antagônicas existem, ao mesmo tempo, no universo interno: a raiva, o medo e tudo aquilo que distancia; mas também aquilo que junta.  O fato é que, por mais que haja desavenças que separam, há sempre uma parte interna que perpassa tudo isso e puxa para a união. Aparecendo ela mais ou ficando, às vezes, mais escondidinha.

12442795_1035067893232594_1923098349_nComo numa pizza, penso que existe uma parte em nós, no nosso território interno, que trabalha para o encontro. Porém, há outra parte que, confusa, também sofre com a insegurança e com os medos. O ser humano busca a aproximação, assim como o Cupido. Mas confuso, por vezes acaba estragando. E perdendo. Mas hei de frustrar você, amigo leitor. Penso que essa parte mais negativa não some. Não há cura para os tormentos da mente.

No entanto, os conflitos relacionais e a emergência (ou o emergir) do Amor não dizem respeito só ao terreno amoroso e afetivo. Lembro-me aqui do fato ocorrido na Primeira Guerra Mundial, em que no natal de 1914 soldados da França e da Alemanha paralisaram espontaneamente a guerra para uma confraternização. O ilustre fato ficou conhecido por “Trégua de Natal” e foi retratado no filme “Feliz Natal” de 2005.

Por fim, quem sabe possamos perceber a coisa um pouco diferente: pensar no Amor como sendo um norte para a mente em momentos de turbulência. Uma força que mora dentro da gente e que aproxima, junta e pende para o construtivo e para algo maior, nos permitindo passar por conflitos que a mente humana (tão confusa) sofre. A Ucrânia, país de Milov, vive tempos difíceis onde a Guerra Civil confere um clima conflituoso e armado entre forças separatistas e o governo federal. A obra de Milov, com suas crianças, surge nesse contexto. E o que será que pode surgir de nós no contexto rotineiro das nossas relações?

 Um abraço e até a próxima coluna!

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Júri condena seis por assassinatos em bar da zona sul de Marília
  • 2
    Operação fecha duas adegas e detém quatro pessoas em Marília
  • 3
    Justiça de Marília determina que condenado por feminicídio restitua pensão paga pelo INSS
  • 4
    Jovem leva facada ao defender a irmã de assédio na zona oeste

Escolhas do editor

MOBILIDADE URBANA
Falta de limpeza da ferrovia deixa Parque Linear indefinidoFalta de limpeza da ferrovia deixa Parque Linear indefinido
Falta de limpeza da ferrovia deixa Parque Linear indefinido
TRANSTORNO URBANO
Entre o abandono e o perigo, imóveis degradados afetam a rotina de moradoresEntre o abandono e o perigo, imóveis degradados afetam a rotina de moradores
Entre o abandono e o perigo, imóveis degradados afetam a rotina de moradores
FISCALIZAÇÃO
Operação fecha duas adegas e detém quatro pessoas em MaríliaOperação fecha duas adegas e detém quatro pessoas em Marília
Operação fecha duas adegas e detém quatro pessoas em Marília
JUSTIÇA FEDERAL
Justiça de Marília determina que condenado por feminicídio restitua pensão paga pelo INSSJustiça de Marília determina que condenado por feminicídio restitua pensão paga pelo INSS
Justiça de Marília determina que condenado por feminicídio restitua pensão paga pelo INSS

Últimas notícias

HBU realiza troca inédita de válvula do coração sem cirurgia em Marília
Instituto Prospera forma alunos de cursos gratuitos e reforça capacitação em Pompeia
Tupã intensifica limpeza de bocas de lobo para prevenir alagamentos
Tribunal de Contas atribui conceito B+ à gestão de tecnologia da Prefeitura de Tupã

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie