Reitor da UniCesumar visita Marília para inauguração
Com a ilustre presença de Wilson Matos, reitor da UniCesumar, foi realizada na manhã deste domingo (19) a inauguração oficial do polo de Educação a Distância (EAD) da universidade em Marília. O prédio está localizado na Avenida Sampaio Vidal, 745, no coração de Marília.
Com dezenas de opções em cursos superiores, o polo já atraiu inúmeros alunos, que também prestigiaram o evento.
Em entrevista ao Marília Notícia, Matos confirmou que a instituição de ensino está em acelerada expansão e já alcança 90 mil alunos em todos os estados do país.
Já são 130 polos instalados de EAD no Brasil – de 225 autorizados. Atualmente a UniCesumar está entre as 4% melhores universidades do Brasil, com IGC (Índice Geral de Cursos) 4, em uma escala que vai até 5.
“Marília tem boas instituições de ensino, entretanto o Brasil tem muito espaço para o crescimento da educação. Nós temos 15 milhões de pessoas com ensino médio completo e fora da universidade”, comenta Matos.
O reitor aponta que no último Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), 8 milhões de estudantes se inscreveram. Em média, 2,5 milhões entram todo ano nas universidades brasileiras, segundo ele.
“Nós temos uma demanda enorme, o que faltam são recursos financeiros para pagamento de mensalidade. Esse é nosso principal gargalo que o Brasil tem que resolver”, fala.
De acordo com Matos, o EAD tem suprido a necessidade de vagas em muitos países do mundo e hoje 80% dos estudantes matriculados na UniCesumar são dessa modalidade.
Ele afirma que a tendência mundial será um curso híbrido – misto de conteúdos presenciais e EAD. “O Governo já autorizou que os cursos presenciais podem ter 25% do conteúdo à distância. Existe grande discussão no Conselho Nacional da Educação para aumentar para 40%”, diz.
A ideia é também que os alunos dominem tecnologias modernas da comunicação. “O conhecimento está hoje no ar, na rede, em todo lado. Mas sempre será necessário a universidade para organizar e sistematizar os projetos pedagógicos para que o aluno possa adquirir proficiência para o exercício profissional”.
Matos aponta que com o EAD o aluno pode estudar em seu próprio tempo, conforme sua agenda, mas é fundamental dedicação e empenho.
O prefeito Daniel Alonso esteve na inauguração oficial do polo e disse que a chegada da UniCesumar no município é motivo de muita alegria. “Uma universidade com 90 mil alunos, uma das melhores e maiores do Brasil”, frisou.
O chefe do Executivo local também ressaltou a presença da Orquestra Filarmônica Unicesumar na cidade e comentou sobre a “filosofia” da universidade, “que não trabalha apenas o desenvolvimento intelectual dos alunos, mas o desenvolvimento cultural, artístico, espiritual, social”.
Alonso considera a UniCesumar uma escola responsável, e que tem como meta principal a transformação da sociedade, “partindo do aluno, do agente humano”. “A escola transformando a sociedade. E é assim que tem que ser”.
A festa foi completada com a apresentação da Orquestra Filarmônica UniCesumar na feira livre da Sampaio Vidal.
Para mais informações, o polo de Marília fica na Avenida Sampaio Vidal, 745. Fone: (14) 3413-4188.