Região recebe primeira igreja católica ortodoxa de rito oriental do interior paulista
A primeira igreja da comunidade católica ortodoxa de rito oriental do interior do Estado de São Paulo será inaugurada na próxima quinta-feira, 12 de outubro, às 14 horas, em Assis (distante 80 quilômetros de Marília). O novo templo, batizado com o nome dos santos “São Jorge e Santo Expedito”, fica na rua Antônio da Costa Machado, nº 20, no bairro Vila Bella.
Atualmente, as missas da igreja ortodoxa na região são conduzidas pelo padre Pedro Henrique de Souza Batista, provisoriamente, na igreja Nossa Senhora Desatadora dos Nós, em Marília. O ortodoxo também realiza celebrações nas comunidades de Assis e Londrina (distante 212 quilômetros de Marília). As cerimônias ainda são transmitidas pela internet.
Assim como Assis, Marília também deve receber um templo da igreja em breve, se tornando o segundo do interior paulista.
MAIS TRADICIONAL
De acordo com o padre Pedro Henrique, a diferença do rito oriental para o catolicismo romano tradicional é a liturgia, baseada nas primeiras escrituras de São Tiago, originada em Jerusalém.
“Trata-se da liturgia de rito antioquino que existe atualmente na comunidade ortodoxa da Síria. A igreja em Assis vai proporcionar uma experiência marcante para os fiéis, que terão a sensação de estar entrando num templo de Jerusalém, pois nossa inspiração vem de lá”, destacou o padre.
A comunidade ortodoxa está na região de Marília desde 2017. “Primeiro chegamos em Assis, depois em Marília, no ano de 2018, e por último em Londrina. Começamos a evangelização através do rádio e redes sociais, e assim fomos concretizando nossas comunidades”, lembrou Pedro Henrique.
O patriarcado da igreja é próprio e o arcebispo se chama Dom Tito Paulo George Hanna (Dom Tittus), considerado núncio apostólico para a América Latina da Igreja Sirian Ortodoxa de Antiquioa.