Região de Marília tem segunda onda de calor extremo nesta semana
Após a primeira onda de calor que castigou a região na semana passada, novo período de temperatura extrema está previsto pela Defesa Civil do Estado de São Paulo entre esta terça (6) e sábado (10). Em Marília e região, a temperatura poda passar dos 40ºC novamente.
A previsão do Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) indica que nesta terça-feira Marília deve ter máxima de 38,8°C. Nos próximos dias, os termômetros vão superar essa marca.
No alerta da Defesa Civil constam, nas áreas mais quentes, as regiões de Ribeirão Preto, Bauru, São José do Rio Preto, Araçatuba, Presidente Prudente, Marília, Araraquara e Barretos. As temperaturas podem variar de 40°C a 43°C.
Os termômetros devem ficar entre 35°C e 40°C nas regiões Metropolitana de São Paulo, São José dos Campos, Litoral Norte, Campinas, Franca, Itapeva e Serra da Mantiqueira (uma das regiões mais temperadas de SP).
Risco de morte
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de calor com nível de muito perigo para o Brasil Central, especialmente o Centro-Oeste, em que destaca até o risco de morte por hipetermia devido à temperatura extremamente elevada na região.
A meteorologista Estael Sias, da MetSul – que emitiu o primeiro alerta das variações climáticas extremas no Brasil – classificou o aviso do órgão federal como “muito correto”, diante dos graves riscos trazidos pelo calor excessivo para a saúde, em especial na população mais vulnerável como idosos.