Região de Marília inicia vacinação de rebanho com mais de 361 mil cabeças
Teve início nesta terça-feira (1º) a segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra a febre aftosa, em todo o território nacional. A região de Marília conta com mais de 361 mil cabeças de gado, com queda de 8,04% no rebanho na comparação com o mesmo período do ano passado. Todos os animais devem ser vacinados até o dia 30 de novembro. Em todo o país são mais de 161 milhões de bovinos e bubalinos.
De acordo com o médico veterinário Ricardo Scioli Dal Colletto, do Escritório de Defesa Agropecuária (EDA) de Marília, são 361.353 animais que fazem parte do rebanho da região que, além de Marília, conta com as cidades de Álvaro de Carvalho, Alvinlândia, Fernão, Gália, Garça, Lupércio, Ocauçu, Oriente, Oscar Bressane, Pompéia, Quintana e Vera Cruz.
“São 13 municípios e cerca de 2.300 propriedades, sendo que todos os criadores precisam vacinar bovinos e bubalinos, de todas as idades – de mamando a caducando”, explica o médico veterinário.
A região de Marília apresentou queda na comparação com o mesmo período do ano passado, quando eram 392.952 bovídeos (bovinos e bubalinos). Com um total de 361.353 neste ano, a diminuição foi de 8,04%. Em 2.297 propriedades são 357.974 bovinos e 3.379 bubalinos.
RECOMENDAÇÕES
As vacinas devem ser adquiridas nas revendas autorizadas e mantidas entre 2°C e 8°C – desde a aquisição até o momento da aplicação – incluindo o transporte e uso já na fazenda. Devem ainda ser utilizadas agulhas novas para aplicação da dose de 2ml na tábua do pescoço de cada animal, preferindo as horas mais frescas do dia, para fazer a contenção adequada dos animais e a aplicação da vacina.
O produtor deve fazer a comprovação junto ao órgão executor de defesa sanitária animal. A declaração da vacina pode ser entregue de forma on-line ou, quando não for possível, presencialmente nos postos designados pelo serviço veterinário estadual nos prazos estipulados.
Em caso de dúvidas, a orientação é para que procurem o órgão executor de defesa sanitária animal de seu estado.