Região encerra o ano com 13,2 mil na fila por cirurgias eletivas
A região de Marília ainda conta com aproximadamente 13,2 mil pessoas que ainda aguardam por uma cirurgia eletiva. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde, com base nos números do Departamento Regional de Saúde (DRS-9) de Marília, que conta com um total de 62 municípios.
O Mutirão de Cirurgias realizado na região já reduziu 70% da fila por demandas eletivas. As ações atacaram a fila acumulada durante a pandemia e que estava inserida pelos municípios na Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross).
A fila estadual, que tinha 43.981 pessoas, conta hoje com aproximadamente 30,7 mil pacientes. Entre os principais procedimentos realizados no mutirão estão procedimentos oftalmológicos, urológicos, vasculares, ginecológicos e gerais.
Em setembro, o DRS de Marília contava com 29.115 pessoas na fila por uma cirurgia eletiva. Desde então, 16 serviços privados, que assinaram convênio com o Estado, passaram a realizar procedimentos ao valor de duas tabelas SUS nas regiões de Marília, Araçatuba, Barretos, Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Vale do Paraíba.
O Mutirão de Cirurgias começou em meados de junho, com o pagamento de 100% extra da tabela SUS do Ministério da Saúde para todos os serviços públicos de saúde. Além disso, a pasta estadual ampliou a oferta em todas as suas unidades de administração direta e tem realizada a aquisição de procedimentos na rede privada.