Refrigerante aumenta “gordura visceral”

A revista médica Circulation publicou o resultado de uma pesquisa que aponta que pessoas que ingeriram bebidas adoçadas com açúcar, principalmente refrigerantes, aumentaram em 30% a chance de desenvolver gordura visceral em torno de lugares perigosos como fígado, pâncreas e intestino. A gordura aumenta o risco de doença cardíaca e desencadeia a resistência à insulina, uma das principais causas da diabetes do tipo dois.
Cientistas do Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue (NHLBI) em Massachusetts, nos Estados Unidos, analisaram mil pessoas de meia-idade durante seis anos. Eles perguntaram a cada participante com que frequência eles ingeriram bebidas adoçadas com açúcar e bebidas diet e, em seguida, usando um raio-x especializado, calcularam a quantidade de gordura visceral no corpo de cada pessoa no início e no final do projeto.
De acordo com os resultados, as pessoas que ingeriram bebidas açucaradas ou gasosas todos os dias aumentaram em quase um litro a gordura visceral ao longo dos seis anos.
Recentemente, o chef e apresentador de TV Jamie Oliver fez um desabafo público e pediu que o parlamento britânico seja “corajoso” e introduza um “imposto do açúcar” na comercialização de refrigerantes e outras bebidas com adição desse ingrediente. David Cameron, atual primeiro-ministro do Reino Unido, no entanto, tem resistido aos apelos.
Fonte: RedeTV!