Referência para sintomáticos tem média de 93 atendimentos ao dia
Um balanço da Secretaria Municipal da Saúde de Marília, com base nos atendimentos entre os dias 13 e 24 de abril, aponta média de 93 atendimentos por dia nas unidades de saúde reservadas como referência para atender pessoas com sintomas respiratórios.
Os dias 22 e 24 (quarta e sexta-feira) registraram pico de atendimento, respetivamente com 120 e 117 pessoas buscando assistência.
A Unidade Saúde da Família (USF) Jóquei Clube fez 139 atendimentos (16,5% do total) e a UBS Castelo Branco 128 (15%). A menor procura, entre as onze unidades referência, aconteceu na USF Maracá e na USF Argollo Ferrão.
Ao longo da semana, referente ao relatório divulgado, ainda não estavam sendo oferecidos testes para Covid-19 nem feita coleta para exame sorológico. O material foi apresentado pela Prefeitura de Marília no dia 24 de abril.
Testagem
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, o referenciamento foi feito para evitar a proliferação do vírus pela cidade e reduzir a exposição dos profissionais da pasta. Consultas médicas e coletas de exame (teste rápido e sorológico) para Covid-19 podem ser feitos nas unidades de referência.
Conforme noticiou o Marília Notícia, em uma semana foram feitas 48 coletas para investigar o novo coronavírus. Destas, duas tiveram resultado positivo, em pessoas que vieram de São Paulo há poucos dias.