MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Regional
sex. 29 nov. 2024
ECONOMIA

Referência, Garça reúne expositores na 3ª Tecnocafé

Cultivo do café existe em Garça antes mesmo do município ser fundado.
por Gustavo César
Prefeito João Carlos dos Santos (PSD) participa da abertura da feira Tecnocafé (Foto: Assessoria de Imprensa)

Até domingo (1º), o município de Garça, que é referência nacional em café, sedia a terceira edição da Tecnocafé, com expositores e produtores do ramo. A cidade também é considerada um polo de inovação dentro do setor cafeeiro.

De acordo com o prefeito de Garça, João Carlos dos Santos (PSD), o evento tem entrada gratuita e promove a troca de conhecimento, fortalecendo a economia local ao atrair visitantes e investidores de diferentes regiões. Garça hoje possui o registro de Indicação Geográfica (IG) de seu café.

“A vontade política para que a IG se tornasse uma realidade já aconteceu, já frutificou. Agora, os produtores precisam tocar esse negócio para frente. O café aqui na nossa cidade é maior que a Prefeitura. E os produtores são responsáveis pela história que já passou e pela história que vem pela frente. Fico muito feliz de estar terminando meus dois mandatos como prefeito e saber que a minha contribuição para o fortalecimento e desenvolvimento da cafeicultura foi concretizada”, destacou o chefe do Executivo na abertura da Tecnocafé, que aconteceu nesta quinta-feira (28).

Evento reúne produtores e empresas que apresentam soluções inovadoras para o cultivo e beneficiamento do café (Foto: Assessoria de Imprensa)

A cerimônia de abertura contou com a participação de representantes da comissão organizadora do evento e autoridades municipais. O secretário municipal de Comunicação e Eventos, Fábio Bonassa, falou sobre o acompanhamento de todo o processo de obtenção do IG em Garça, que valoriza os cafés produzidos na cidade e região.

“Desde o início, com a solicitação dos recursos junto ao Governo do Estado em 2018, fizemos todo o levantamento das informações necessárias, como o registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) até a homologação da Indicação Geográfica. Tem muitas pessoas que não sabem, mas o café chegou em Garça antes de a cidade existir. Primeiro tivemos o cultivo do café, depois surgiu a cidade. E o café produzido aqui e na região tem uma qualidade superior. A IG só veio corroborar aquilo que nós, da região, já sabíamos”, complementou.

Na edição deste ano, a feira Tecnocafé, que acontece no Lago Artificial J.K. Williams, vai reunir, até domingo, produtores e empresas que apresentam soluções inovadoras para o cultivo e beneficiamento do café. Programação, segundo a assessoria da Prefeitura de Garça, conta com painéis, palestras e demonstrações práticas.

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Marília lidera ranking nacional de demanda por profissionais do sexo
  • 2
    Argentina decide extraditar morador de Marília, condenado por atos em Brasília
  • 3
    Comércio de Marília estende horário em dezembro para período do Natal
  • 4
    Câmeras flagram passagem de fauna inédita na região

Escolhas do editor

JOGOS DE AZAR
Decisão do STF sobre loterias põe em xeque lei recém-aprovada em MaríliaDecisão do STF sobre loterias põe em xeque lei recém-aprovada em Marília
Decisão do STF sobre loterias põe em xeque lei recém-aprovada em Marília
Governar também é promover qualidade de vidaGovernar também é promover qualidade de vida
Governar também é promover qualidade de vida
8 DE JANEIRO
Argentina decide extraditar morador de Marília, condenado por atos em BrasíliaArgentina decide extraditar morador de Marília, condenado por atos em Brasília
Argentina decide extraditar morador de Marília, condenado por atos em Brasília
CLIMA NATALINO
Marília acende luzes e inicia agenda do Natal Iluminado nesta sexta-feiraMarília acende luzes e inicia agenda do Natal Iluminado nesta sexta-feira
Marília acende luzes e inicia agenda do Natal Iluminado nesta sexta-feira

Últimas notícias

CPMI do INSS convoca dono do Banco Master e governador Romeu Zema
Brasil tem potencial para minerais críticos, aponta estudo do Ipea
App deve ajudar agentes públicos a trocarem informações de forma segura
Motorista capota carro na pista e veículo invade quintal de casa em Quintana

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie