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Marília
qui. 16 jan. 2025
NOVO ANÚNCIO

Rede Voa prevê entrega da ampliação do aeroporto de Marília para 2026

Projeto de novo terminal é anunciado pela terceira vez, mas data para início das reformas segue incerta.
por Rodrigo Viudes
Futura ampliação do aeroporto de Marília reapresentada pela Rede Voa nesta quinta-feira (Imagem: Divulgação)

A Rede Voa, concessionária que administra o aeroporto estadual de Marília, apresentou na manhã desta quinta-feira (16) a ampliação do atual terminal de passageiros.

É a terceira vez que a empresa anuncia a mesma reforma. A primeira foi em julho e a segunda em novembro de 2024. Na ocasião mais recente, a previsão era de que a confirmação aconteceria apenas em janeiro de 2025, ou seja, nesta quinta-feira (16).

Desta vez, o próprio CEO da Rede Voa, Marcel Gomes Moure, conduziu pessoalmente a apresentação. Responsável pela maior administração privada de aeroportos no estado, ele veio a Marília de carro.

CEO da Rede Voa, Marcel Moure, estimou início de reformas no segundo semestre de 2025 (Foto: Rodrigo Viudes/Marília Notícia)

SEM PREVISÃO

Moure evitou cravar uma data de início das reformas. “Não sei quando começa, mas a previsão é para o segundo semestre deste ano”, supôs. A entrega também ficou sem garantia de prazo. “Até março de 2026”, sugeriu.

Apesar do histórico de adiamentos nas reformas do aeroporto de Marília, o CEO destacou que a empresa está acelerando obras inicialmente previstas para serem concluídas apenas em 2028, conforme o cronograma estipulado no contrato de concessão.

“Questões técnicas e burocráticas nos impediram de antecipar essas reformas”, justificou. “Em função da demanda, antecipamos”, disse.

Apresentação de CEO ocorreu em área de embarque, onde parede expõe reboque do velho prédio de 1938 (Foto: Rodrigo Viudes/Marília Notícia)

REALIDADE

A apresentação da reforma no aeroporto foi improvisada na área de desembarque, pouco depois da partida do único voo diário pela Azul, companhia que atende exclusivamente a demanda local.

Na saída do voo, o CEO pediu para fechar o acesso ao pátio por conta do barulho provocado pelo ATR-72. A porta permaneceu do jeito que estava, emperrada. Ao lado do CEO, a parede expunha o reboque do velho prédio erguido em 1938.

“Eu poderia interditar o aeroporto, mas não vou fazer isso para não prejudicar a sociedade”, afirmou Moure. “Vamos fazer a reforma sem parar o funcionamento. Provavelmente faremos turno fora dos horários de voos”, disse.

Sala de espera atual do aeroporto não acomoda mais do que 20 pessoas sentadas (Foto: Rodrigo Viudes/Marília Notícia)

INVESTIMENTOS

Na apresentação, o CEO informou que a Rede Voa já investiu R$ 1,8 milhão no aeroporto de Marília em melhorias como a recuperação do pavimento asfáltico da pista de pouso e decolagem e a manutenção de sistemas elétricos.

O novo terminal de passageiros a ser entregue em 2026, segundo a Rede Voa, terá novos sanitários e espaços para embarque, desembarque, check-in, áreas comerciais e cobertura boulevard.

Considerando as duas próximas fases de investimentos previstas no contrato, a empresa estimou um aporte total de R$ 20,2 milhões ao longo dos 30 anos de concessão do aeroporto de Marília, pelo menos até o momento.

Futura fachada da ampliação do terminal de passageiros do aeroporto de Marília (Imagem: divulgação)

AEROCLUBE

Além do novo terminal de passageiros, a Rede Voa apresentou um projeto de ampliação definitiva das instalações aeroportuárias, incluindo as áreas e os hangares atualmente ocupados pelo Aeroclube de Marília.

A concessionária e o Aeroclube disputam judicialmente a posse de áreas no Aeroporto Estadual Frank Miloye Milenkovich. Em agosto de 2024, a Justiça inicialmente concedeu uma liminar à empresa, determinando a reintegração de posse e o despejo do Aeroclube.

A decisão, no entanto, foi revertida posteriormente, garantindo que o Aeroclube, fundado em 1940 e responsável por importantes construções no local, permanecesse nas instalações até nova deliberação.

Questionado pelo Marília Noticia, o CEO da Rede Voa afirmou que ocupação do espaço do Aeroclube “será por demanda”. “Temos que encontrar um caminho. Nosso compromisso é evoluir com a cidade e preservar sua história”, disse.

Futura ampliação definitiva do terminal de passageiros da Rede Voa inclui área do Aeroclube de Marília (Imagem: Divulgação)

MAIS VOOS

De acordo com os dados apresentados pela Rede Voa, Marília enfrenta uma demanda reprimida devido às limitações estruturais do terminal atual. Mesmo em 2025, a cidade teria capacidade para suportar até três operações diárias de embarque e desembarque.

O modelo de “crescimento por gatilho” proposto pela concessionária prevê uma expansão significativa na oferta de aeronaves. Atualmente, há apenas um avião com capacidade para até 72 passageiros. A projeção inclui a operação de três aeronaves — um Embraer 195 e dois ATRs —, elevando a capacidade para atender até 280 passageiros por dia.

“Hoje nosso pátio não permite que tenhamos mais do que dois ATRs. Mas, vamos trabalhar para criar mais voos e atrair outras companhias para cá, atendendo futuramente o mercado doméstico”, afirmou o CEO.

Futura ampliação de pátio poderá acomodar operação de aviões Embraer da frota da Azul (Foto: Divulgação)

DESENVOLVIMENTO

Sentado na primeira fileira da apresentação de Marcel Moure, o prefeito Vinicius Camarinha (PSDB) colocou o poder público municipal ao lado da concessionária para contribuir em ampliações viárias de acesso ao aeroporto.

“A cidade vive um novo momento. Vocês podem perceber isso no ar”, brincou Vinicius, referindo-se ao aeroporto. “Um aeroporto maior é fundamental para gerar emprego, trazer empresas, movimentar o turismo na cidade”, disse.

O presidente da Comissão de Registros Históricos da Câmara Municipal de Marília, o vereador Elio Ajeka (PP) elogiou a iniciativa da Rede Voa de preservar traços da fachada atual. “A inovação precisa ser acompanhada da preservação”, falou.

O prefeito Vinicius Camarinha e o CEO da Rede Voa, Marcel Gomes Moure (Foto: Rodrigo Viudes/Marília Notícia)

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