Rede municipal de saúde não tem aparelho de raio X
Após matéria do Marília Notícia, mostrando que somente uma unidade de saúde da rede municipal de saúde possuía aparelho de raio x, a situação está pior do que nunca. Matéria do Jornal da Manhã desta quinta-feira (23), mostra que a única máquina, localizada no PA Norte, quebrou. Os pacientes que precisam do exame têm sido encaminhados ao Pronto-Socorro do Hospital das Clínicas, aumentando a lotação do HC, que também sofre com as péssimas condições de estrutura e atendimento.
No último dia 29 de julho, o MN mostrou um caso emblemático: Uma mulher que sofreu luxação na mão após acidente de moto foi atendida primeiramente no Pronto-Atendimento da Nova Marília, na zona sul. O problema é que o local já não contava com o aparelho de raio-x.
Ela foi encaminhada então até PA da Santa Antonieta, praticamente do outro lado da cidade, tirou a radiografia e teve que voltar até a zona sul para prosseguir com o atendimento.
Segundo a reportagem do Jornal da Manhã, a máquina teria quebrado no dia 16 de outubro em função de queima da ampola. Segundo testemunhas que precisaram do procedimento, a espera está durando em torno de 6 horas.
A Secretaria Municipal da Saúde confirmou a quebra do equipamento, mas a previsão para o conserto foi inexata. “A empresa responsável pelo serviço foi informada dos reparos necessários. A previsão é que nos próximos dias o aparelho volte a funcionar”. O PA Sul foi inaugurado em 2012 e até hoje não há raio X nessa unidade, sendo que os pacientes são encaminhados ao PA Norte para o exame. A Saúde Municipal informou que solicitou a contratação do serviço para a zona sul, mas o processo licitatório ainda não começou.
Com informações do Jornal da Manhã