Rede de ensino inicia ano letivo com atividades de acolhimento e ações de trânsito

A rede municipal de ensino de Marília inicia o ano letivo no início de fevereiro, com atividades organizadas pela Secretaria Municipal da Educação para recepcionar cerca de 18 mil alunos matriculados.
No dia 4, ocorre o Dia da Família na Escola, um momento de integração entre pais, familiares e educadores. “Este primeiro encontro com os pais é fundamental para a escola e para a família. É um momento especial em que os familiares terão a oportunidade de conhecer o ambiente escolar, a equipe de trabalho, o professor, a organização da escola e a proposta pedagógica para o período que se inicia”, afirma a secretária municipal da Educação, professora Cilmara Carreiro.
As aulas começam no dia 5 de fevereiro para os alunos das EMEFs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) e das EMEIs (Escolas Municipais de Educação Infantil) dos Níveis I e II, Maternal I, Infantil I e II. No dia 6, retornam as crianças do Maternal II.
A rede municipal conta com 19 EMEFs, duas EMEFEIs, 40 EMEIs, duas entidades parceiras (Lar da Criança e Amélie Boudet), além do CEMAEE (Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado) e duas unidades da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ao todo, 45 unidades oferecem ensino integral. Para garantir o funcionamento das escolas, 2.583 servidores, entre professores, diretores e equipes de apoio, além de 293 funcionários terceirizados da limpeza, estão envolvidos nos preparativos.
A alimentação escolar também terá novidades, segundo a administração municipal. “Já estamos recebendo os produtos alimentícios que fazem parte da merenda escolar. A pedido do prefeito Vinicius, fizemos alterações no cardápio para oferecer uma alimentação saudável, diversificada e rica em nutrientes. Em breve, durante o mês de fevereiro, teremos também outras novidades em relação à aquisição dos uniformes e na compra dos materiais escolares”, acrescenta a secretária.

Ações de trânsito para a volta às aulas
A Empresa Municipal de Mobilidade Urbana de Marília (Emdurb) realizará ações educativas de trânsito nas primeiras semanas de fevereiro, dentro do programa Trânsito Seguro. As atividades contarão com 28 profissionais divididos em seis equipes, que atuarão nos períodos matutino, vespertino e noturno em locais com maior fluxo de tráfego e circulação de pedestres.
“Por determinação do prefeito Vinicius Camarinha, os nossos funcionários irão atuar nos três períodos para garantir a segurança e orientar a população. Queremos cuidar das pessoas e incentivar cada vez mais as ações educativas”, afirma o presidente da Emdurb, Paulo Alves.
A secretária de Educação, Cilmara Carreiro, destacou a importância da parceria para a segurança dos estudantes. “Além do apoio nos horários de entrada e saída, a adequação da sinalização em pontos estratégicos e as orientações aos familiares e responsáveis pelo transporte contribuirão para um ambiente mais seguro nas proximidades das escolas”, finaliza.