Recurso do IPTU é fundamental para grandes obras em Marília
O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é uma das principais fontes de receitas próprias de Marília.
A Prefeitura conta com esse recurso imprescindível para viabilizar obras nos setores de saúde, educação e infraestrutura, além de auxiliar no pagamento dos salários de servidores e na coleta de lixo.
A lista de obras viabilizadas com parte dos recursos do IPTU é extensa, incluindo tratamento e afastamento do esgoto, pavimentação e recapeamento de ruas e avenidas, construção e reforma de escolas e de postos de saúde, dispositivo viário, entre outras.
Confira as principais obras que tiveram parte do financiamento com dinheiro arrecadado com o IPTU:
-Recapeamento da estrada vicinal do distrito de Avencas
-Pavimentação: ruas Alípio Duarte de Almeida, Francisco Ângelo Montolar Buil e avenida Francisco Ângelo Montolar (Parque das Vivendas)
-Ponte do Ricardão (acesso ao distrito de Amadeu Amaral)
-Ecoponto Nova Marília
-Academia ao ar livre no bairro Jânio Quadros
-Praça “Joaquim Donizete Machado”, no Santa Antonieta
-Kits escolares para os alunos da rede municipal
-Emei Clara Luz “Profª. Nercy Soares de Almeida”
-Escolas dos Jardins Maracá e Montana
-Escolas ampliadas, reformadas e adaptadas: Favo de Mel, Simone Doreto Campanari (Sítio do Pica Pau Amarelo), Irmão Maurício, Sônia Regina Panssonato (Roda Pião), Nossa Senhora da Glória, Meu Anjo, Raio de Sol, Cantinho do Sossego, Sementinha, Emefs Paulo Freire, Myrthes Pupo Negreiros e Nicácia Garcia Gil.
-Instalação de dispositivos de acessibilidade no Centro
-Programa Remédio em Casa
-USF (Unidade Saúde da Família) Jardim Maracá
-Obras de tratamento e afastamento do esgoto
Correção
No início deste ano, o contribuinte recebeu uma boa notícia. O prefeito Daniel Alonso (PSDB) enviou um projeto de lei à Câmara Municipal que alterou o índice de reajuste dos tributos municipais de 2021, incluindo o IPTU – do IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado) para o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).
Segundo a Prefeitura de Marília, com essa mudança, o reajuste do IPTU deixou de ser 24,52% e passou a ser de até 4,31%, ou seja, quase seis vezes menor.
Após aprovação do projeto de lei enviado pelo Executivo pela Câmara Municipal, a Lei Complementar nº 906 começou a valer em 11 de janeiro de 2021.
Vencimento
O vencimento do IPTU 2021 para pagamento à vista ou da primeira parcela foi prorrogado para o dia 15 de março.
Para quem optar pelo parcelamento em 11 vezes, o vencimento acontecerá todo dia 15 de cada mês (entre março de 2021 e janeiro de 2022).
O contribuinte que fez o recadastramento do imóvel terá desconto de 5% no pagamento em cota única (à vista) e de 2% na parcela para o pagamento em 11 vezes.
Já para aqueles que não fizeram o recadastramento o desconto será de 2% (pagamento à vista) e 1% (pagamento parcelado).
Cobrança inteligente
Neste ano, ao invés dos tradicionais carnês, os contribuintes estão recebendo uma carta onde constam os códigos de barra tanto para o pagamento em cota única (à vista) como para o pagamento parcelado (em 11 vezes).
Sem a impressão dos carnês, a Prefeitura de Marília fez uma economia de aproximadamente R$ 200 mil entre confecção e postagem.
Caso não receba a carta de notificação, o proprietário ou o possuidor podem emitir a 2ª via do boleto pelo site serviços.marilia.sp.gov.br/2via.
Atendimento
Para atendimento presencial no Ganha Tempo Municipal, o agendamento deve ser feito pelo site agendamento.marilia.sp.gov.br.
Caso a pessoa não tenha acesso à internet, deve agendar presencialmente no Ganha Tempo, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 13h30.
Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (14) 99807-7197 ou pelo e-mail parcelamento@marilia.sp.gov.br.