Reconstrução da ponte do “Ricardão” segue em ritmo acelerado
As obras de reconstrução da “Ponte do Ricardão”, que foi totalmente destruída pelas chuvas em 2010, seguem em ritmo acelerado e a previsão é que estejam concluídas até o mês de novembro.
A ponte está sendo refeita pela Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas, através de contrato com a empresa EcoPontes, de Presidente Prudente.
As obras começaram em meados de maio, após parceria firmada pelo prefeito Daniel Alonso no final de março, quando esteve no Palácio dos Bandeirantes, acompanhado pelo vereador Evandro Galete.
A parceria entre Prefeitura e Governo do Estado para a reconstrução da ponte foi oficializada no último dia 27 de março, quando o prefeito Daniel Alonso esteve no Palácio dos Bandeirantes, acompanhado do vereador Evandro Galete, para a assinatura do convênio.
A reconstrução da ponte do “Ricardão” custará cerca de R$ 850 mil. Deste valor, o governo estadual entra com R$ 645 mil, enquanto a contrapartida da Prefeitura é de R$ 205 mil.
O convênio assinado com a Secretaria de Estado da Casa Militar e Defesa Civil é mais uma conquista da gestão Daniel Alonso e contou com apoio importante do vereador Evandro Galete e do ex-deputado estadual e atual secretário Estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.
A obra criará um novo acesso ao distrito de Amadeu Amaral e propriedades rurais da região, que ficará prejudicada após a total duplicação da Rodovia Rachid Rayes (SP 333) que já teve início. Além de Marília, outras duas cidades vizinhas – Echaporã e Oscar Bressane – também serão beneficiadas com a nova ponte.
Segundo o engenheiro civil da Secretaria de Obras Públicas, Vinicius Jesus, já foram realizados os seguintes serviços: estaqueamento de 28 estacas pré-moldadas e protendidas de concreto; armação dos blocos de coroamento junto à cabeceira da ponte para posterior concretagem da própria cabeceira e dos blocos na margem esquerda do rio de Peixe; e na margem direita foi feito o movimento e escarificação de terra junto ao apicoamento de afloramento de rocha para posterior execução de sapatas em concreto armado.
A nova ponte, antiga reivindicação de moradores do distrito e de propriedades rurais, está sendo construída com estrutura mista de concreto e aço, em steel frame (sistema construtivo industrializado, rápido, limpo e ecologicamente correto), com 36 metros de vão sobre o Rio do Peixe, e na Estrada Vicinal MAR-314.