Reclamação sobre buracos é a principal queixa de moradores em Marília
A Ouvidoria Geral do Município de Marília divulgou o relatório do primeiro quadrimestre de 2023. Em relação ao mesmo período do ano passado, o órgão recebeu quase 70% a mais de manifestações, que podem ser sugestões, elogios, solicitações, reclamações, denúncias e pedidos de informações. Queixas sobre buracos ainda representam a maior parte das demandas.
Enquanto nos primeiros quatro meses de 2022 foram registradas 2.063 manifestações, de janeiro a abril deste ano foram 3.488 registros. Com maior volume, o número de resolução diminuiu de 96% para 90% dos atendimentos.
As maiores demandas para a Ouvidoria Geral são sempre as mesmas: fiscalização e notificação de terrenos particulares, tapa-buracos e limpeza de terrenos públicos. Apenas em março de 2022 o assunto Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) aparece entre os principais.
SERVIÇOS DA PREFEITURA
A publicação do relatório do primeiro quadrimestre deste ano traz mais informações, se comparado com anos anteriores, e apresenta o ranking com números.
Pedidos de tapa-buraco em ruas da cidade ocuparam o primeiro lugar, com 331 demandas abertas, seguido da fiscalização e notificação para capinação de terrenos particulares, com 316 manifestações. O terceiro lugar trata de 138 pedidos de limpeza e capinação de terrenos.
A diferença entre a segunda e a terceira posições no ranking é de que as notificações para terrenos particulares são endereçadas ao Departamento de Fiscalização e Postura, com objetivo de exigir que o proprietário faça a limpeza. A Prefeitura de Marília publica rotineiramente decretos que fixam multa e pagamentos à limpeza pública para trabalhos realizados em lotes baldios sujos.
SAÚDE
Na Saúde, as três principais demandas do relatório quadrimestral deste ano compreendem a insatisfação com recursos humanos (187), fiscalização da Vigilância Sanitária sobre criadouro em potencial (25) e assistência à saúde para consulta, exame e cirurgia (18).
Outros assuntos também aparecem nos relatórios mensais, em menor número, como fiscalização da Vigilância Sanitária para alimentos e bebidas e demandas sobre fralda descartável.
CONTATO
Para abrir uma demanda na Ouvidoria Geral do Município de Marília, o morador pode ligar no 0800-776-6111 ou mandar uma mensagem pelo WhatsApp (14) 3402-6000 – opção 10.
Ainda é possível registrar manifestações por meio do e-mail [email protected], através do site oficial [clique aqui para acessar] ou presencialmente na Praça Saturnino de Brito, na Rua Quatro de Abril, número 41.