Receita recebe apenas 30% das declarações do IR em Marília
Prestes a completar um mês de recebimento da declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), a Receita Federal recebeu as informações de apenas 30,8% dos contribuintes em Marília. São esperadas 56.075 declarações de moradores da cidade. Mas até esta segunda-feira (4), o sistema havia recebido apenas 17.306.
A principal novidade desta semana foi o anúncio da prorrogação do prazo. A data final era até 29 de abril, mas o governo federal publicou uma instrução normativa no “Diário Oficial da União” desta terça-feira (5), que estende o período até 31 de maio.
Com a medida, os mais de 38,7 mil moradores de Marília ganham quase dois meses para fazer a declaração, o que não garante tranquilidade na reta final – marcada pela correria – todos os anos.
Vale lembrar que, no ano passado, a Receita também prorrogou o prazo de entrega para até 31 de maio, citando as dificuldades impostas pela pandemia. Em 2020, também por conta da crise sanitária, o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda foi postergado, mas para o dia 30 de junho.
DEVE DECLARAR
Quem teve rendimentos tributáveis (somados no ano todo) acima de R$ 28.559,70 – ao longo de 2021 – está obrigado a declarar.
O número de 56.075 contribuintes aguardados pela unidade local da Receita Federal corresponde ao total de declarações feitas em 2021, dentro do prazo.