Receita libera consultas ao 2º lote do Imposto de Renda
Mais de 1,4 milhão de contribuintes receberão a restituição do Imposto de Renda no segundo lote. A Receita Federal abriu hoje (8) a consulta, e o dinheiro será liberado no próximo dia 15.
As consultas podem ser feitas no site da Receita, clicando aqui. Também podem ser feitas pelo Receitafone 146 ou via aplicativo para dispositivos móveis (smartphones e tablets).
A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, terá que requerer o dinheiro por meio do Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF).
Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá ir até uma agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.
Instabilidade
Os contribuintes que precisaram consultar o segundo lote enfrentam dificuldades no início desta tarde. A página da Receita na internet apresenta instabilidade e tem saído do ar por alguns momentos.
Por meio da assessoria de imprensa, a Receita informou que as equipes técnicas foram acionadas e que o alto volume de acessos é a causa mais provável do problema. Quem precisar consultar a lista de restituição pode ligar para o Receitafone, no número 146.