Rebaixada à agência, única unidade da Receita Federal fecha as portas em Marília
A única agência da Receita Federal em Marília não vai mais contar com atendimento presencial a partir do mês de novembro. Os contribuintes terão que se adequar ao atendimento virtual, procurar um escritório de contabilidade ou se dirigir pessoalmente até a Delegacia da Receita Federal em Bauru. O fechamento da unidade local, contudo, pode acarretar em prejuízos para os moradores de Marília e região.
Oficialmente, a Receita Federal não confirmou o encerramento do atendimento ao público. Apesar disso, todos os servidores já teriam sido comunicados.
A unidade que funciona na avenida Sampaio Vidal já foi uma Delegacia da Receita Federal, mas foi rebaixada a agência durante o período da pandemia da Covid-19, em 2021.
Com o fim do atendimento presencial na cidade, os contribuintes precisarão recorrer a canais virtuais ou telefônicos para resolver suas demandas. Isso pode ser um desafio para pessoas que têm limitações no uso de tecnologias ou preferem o atendimento pessoal para esclarecer dúvidas ou resolver questões mais complexas
Como cidadão, o economista Eduardo Rino conta que se dirigiu até a agência da Receita Federal em Marília nesta terça-feira (22) para resolver problemas particulares. Ele ainda encontrou as portas da unidade abertas, o que não vai mais acontecer a partir do dia 1º de novembro.
“Eu vim resolver um problema, após receber uma notificação. Eles me pediram uma série de documentos e eu estou trazendo agora para ser atendido. Se tivesse que resolver online, seria bem mais complicado. A garotada que sabe manusear bem com a parte da internet, se dá bem com todas essas tecnologias novas. A gente sempre foi acostumado a tratar tête-à-tête, com as pessoas olhando nos olhos, vendo aquilo que estão nos passando. Agora você vai conversar com uma máquina. A gente não se sente bem de jeito nenhum”, afirma o economista.
O problema relatado por Rino não deve ser o mesmo do contador Ruberlei Rocha. Ele relata que os profissionais da área estão acostumados a lidar com o sistema online. Ele acredita que a procura pelos serviços deve aumentar com a ausência da agência da Receita Federal em Marília.
“Para nós, profissionais da área contábil, que militamos no dia a dia, o atendimento virtual já acontece há muito tempo e nós gostamos. Eventualmente, nós precisamos fazer contato com alguém dentro da Receita para saber um procedimento ou outro, mas isso cada vez em tempos mais menos regulares. Existe o chat e tudo é resolvido dentro do sistema, dentro do portal do contribuinte. Então é uma tendência. A Receita Federal está fazendo porque é a questão da reestruturação, de custo”, comenta o contador.
O presidente do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal, Isac Moreno Falcão Santos, acredita que haverá prejuízo ao combate da pirataria e também ao contrabando.
“Nós auditores-fiscais vemos com muita preocupação o comércio de produtos contrabandeados, descaminhados, porque isso ameaça a economia brasileira. Isso ameaça os empregos no Brasil, da mesma forma quando uma empresa não paga impostos e isso ameaça orçamento público, direitos de saúde, de educação, segurança pública. A gente se preocupa muito com isso”, afirma o presidente.
Santos acredita que haveria necessidade de mais funcionários na Receita Federal e se mostrou contrário ao fechamento da agência em Marília.
“Quando uma empresa não paga tributo, ela faz uma concorrência desleal com aquela que paga tributo. A gente começa a ter uma economia de pessoas que sonegam. Isso prejudica a economia e a sociedade brasileira. A Receita Federal precisaria hoje estar se expandindo. Ela passou por um longo período de redução, encolhimento, e precisa se recuperar deste período. A gente vê com muita preocupação o fechamento de uma unidade da Receita Federal, por exemplo, como é o caso de Marília”, diz o presidente.
O Marília Notícia procurou a Receita Federal, em busca de informações sobre o fechamento da agência de Marília, mas até a finalização deste texto ainda não havia obtido uma resposta. Se houver manifestação, a matéria será atualizada.