Reajuste tarifário da Sabesp começa a valer e impacta em municípios da região
A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) já passou a praticar a nova tarifa pela água distribuída, com consequente aumento também na cobrança pelo tratamento de esgoto. Alta é de 6,4%.
O índice foi aprovado pela Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp) e anunciado pela Sabesp no mês passado. A justificativa é que a correção vai garantir a continuidade e a qualidade dos serviços de saneamento básico prestados à população.
Na região de Marília, conforme documento da companhia, são atendidas municípios em dois grupos regionais. Na unidade Alto Paranapanema estão, entre os mais próximos de Marília: Alvinlândia, Fernão, Gália, Lupércio, Ribeirão do Sul, Santa Cruz do Rio Pardo e Ubirajara.
Na unidade Baixo Paranapanema: Álvaro de Carvalho, Arco-Íris, Assis, Bastos, Borá, Echaporã, Florínea, Iacri, Lutécia, Oriente, Oscar Bressane, Paraguaçu Paulista, Pedrinhas Paulista, Platina, Quatá, Queiroz, Tarumã e Tupã são os mais próximos.
Nota técnica da empresa diz que “maio é o mês de data-base para os reajustes da Companhia, autorizados todos os anos pela Arsesp” e que “o aumento abrange todos os municípios operados pela Sabesp.”
A elevação da tarifa ocorre em meio ao processo de privatização da empresa. O projeto de lei que propôs a privatização da empresa pública foi aprovado pelos deputados da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) em dezembro do ano passado e sancionado pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).