Ranking mostra produtividade dos vereadores em Marília
Levantamento de produtividade entre os vereadores de Marília, apurado pelo Marília Notícia, mostra que o presidente da Casa, Marcos Rezende (PSD), foi o parlamentar com maior número de propostas, requerimentos e indicações durante o primeiro ano desta Legislatura. Foram 253 indicações, 697 requerimentos e 39 Projetos de Lei (PLs).
Vale pontuar que o volume de matérias e outros documentos tramitados não reproduz – necessariamente – qualidade e representatividade na atuação de um parlamentar.
Eleito para fiscalizar, o membro do Legislativo também exerce sua principal atribuição na tribuna. Porém, a capacidade de colocar no papel o que diz nos discursos mostra, no mínimo, organização no gabinete.
Em geral, requerimentos e indicações são usados para apontamentos de serviços públicos pendentes, pedidos de informações ao Executivo, entre outras ações da rotina de um vereador.
Na soma dos resultados, Rezende teve 42% mais produção que o segundo gabinete que mais entregou documentos na Secretaria Geral do Legislativo, o do vereador Eduardo Nascimento (PSDB).
O ex-secretário de Esportes, eleito pelo mesmo partido do prefeito Daniel Alonso – mas com assento na oposição –, apresentou 250 indicações, 291 requerimentos e 22 PLs.
Nascimento se destacou em relação a Projetos de Lei Complementar (PLCs), com seis matérias apresentadas.
O formato busca dar detalhamento, eliminar ou substituir artigos de outras legislações. Diferente de leis ordinárias que podem ser aprovadas por maioria simples, as PLCs exigem maioria absoluta de votos (no caso de Marília, sete) para serem aprovadas.
O terceiro gabinete com mais atividade – na soma das iniciativas parlamentares – foi o da vereadora Professora Daniela (PL), com 253 indicações, 158 requerimentos e oito Projetos de Lei.
Na outra ponta, com menor produtividade em relação a documentos tramitados, está o gabinete do vereador Agente Federal Junior Féfin (PSL).
O parlamentar, que já declarou na Tribuna da Casa ser contra requerimentos e indicações como meio de cobrança à Prefeitura, fez 37 requerimentos e apresentou oito Projetos de Lei.
Veja a produção por cada parlamentar: