Ranking mostra produtividade dos vereadores de Marília em 2023
Levantamento de produtividade entre os vereadores de Marília, apurado pelo Marília Notícia, mostra que o vereador Marcos Rezende (PSD) foi o parlamentar com maior número de proposituras, com um total de 777 apresentadas em 2023. Foram 240 indicações, 529 requerimentos e oito Projetos de Lei (PLs).
Vale pontuar que o volume de matérias e outros documentos tramitados não reproduz – necessariamente – qualidade e representatividade na atuação de um parlamentar.
Eleito para fiscalizar, o membro do Legislativo também exerce sua principal atribuição na tribuna do plenário. Porém, a capacidade de colocar no papel o que diz nos discursos mostra, no mínimo, organização do gabinete.
Em geral, requerimentos e indicações são usados para apontamentos de serviços públicos pendentes, pedidos de informações ao Poder Executivo, entre outras ações da rotina de um vereador.
Na soma dos resultados, Rezende teve 39% mais produção que o segundo gabinete que mais entregou documentos na Secretaria Geral do Legislativo, o do vereador Élio Ajeka (PP).
Ajeka apresentou 219 indicações, 243 requerimentos, dois Projetos de Decreto Legislativo e nove PLs.
O ex-secretário de Esportes, Eduardo Nascimento (PSDB), que teve seu nome recentemente envolvido em denúncias de corrupção, teve o terceiro gabinete mais produtivo, apresentando 227 indicações, 212 requerimentos, 16 PLs, dois Projetos de Decreto Legislativo, um Projeto de Resolução e um Projeto de Lei Complementar (PLC).
Diferente de leis ordinárias que podem ser aprovadas por maioria simples, os PLCs exigem maioria absoluta de votos (no caso de Marília, metade do plenário mais um voto ou sete votos) para serem aprovados.
Na outra ponta, com menor produtividade em relação a documentos tramitados, está o gabinete do vereador Junior Féfin (União Brasil), pelo terceiro ano consecutivo.
O parlamentar fez 10 indicações, 83 requerimentos e apresentou cinco Projetos de Lei. No acumulado dos três anos como vereador, ele tem 278 proposituras, número menor que o médico Sérgio Nechar, que alcançou 322 proposituras em apenas um ano como vereador.
Veja a produção por cada parlamentar:
Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!