MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Colunas
qui. 02 set. 2021

A leitura e a escrita como formas de inclusão

por Ramon Franco

(Arte: Divulgação)

Ainda estava muito nítido na minha mente a trajetória de vida do precursor do taekwondo no Brasil, que para orgulho de nossa cidade, escolheu Marília para viver e se estabelecer, quando comecei a colocar no papel as ideias da crônica desta semana.

As palavras de entusiasmo transmitidas por Kun Mo Bang, o grão-mestre da arte marcial coreana que desde 1971 está radicado em Marília após deixar a Coreia do Sul, sua nação e terra natal, me animaram a escrever sobre os desafios do recém-fundando Lions Clube Marília Literário “Osório Alves de Castro”.

Iniciativa sugerida pelo companheiro e jornalista Marcos Zaparoli, leão que se dedica intensamente ao distrito que abrange Marília e ao Lions Terceiro Milênio, com o total apoio da ex-governadora distrital de Lions Clube (LC-8) Marli Minetto, o Lions “Osório Alves de Castro” surgiu como o primeiro clube de interesse focado na literatura. O patrono, Osório Alves de Castro, viveu em Marília entre os anos de 1940 e 1960, onde trabalhou como alfaiate e se destacou entre os intelectuais da época, exercendo também a liderança política. Consistiu num dos principais formadores de opinião do período, tanto que sua alfaiataria, a Rex, localizada na rua Nove de Julho, bem no coração comercial de Marília, era conhecida como o Senado da época.

Osório escreveu e publicou “Porto Calendário”, obra colossal que levou de quebra o prêmio Jabuti de 1962, época em que estavam com o facão afiado no corte literário gênios do calibre de Guimarães Rosa, Jorge Amado, Raquel de Queiroz, Clarice Lispector e Ricardo Guilherme Dicke. Prosadores de peso que forjaram a Literatura brasileira do Século passado.

Bang, que forjou o taekwondo no Brasil ao lado de outros dois conterrâneos exímios mestres internacionais desta arte marcial, transmitiu a seguinte mensagem ao ser homenageado pelo Conselho da Educação Física Empreendedora, da Acim, a Associação Comercial e Industrial de Marília: “Tenham a formação, tenham a paciência e a persistência. Cheguei a dar aula só para dois alunos durante meses e mesmo assim não desisti de ensinar o taekwondo”. Grande ensinamento, sábias palavras de um autêntico mestre. Formação, paciência e persistência também eram palavras de ordem na vida de Osório Alves de Castro, que já era um homem bem maduro quando viu seu “Porto Calendário” numa prateleira de uma livraria.

O Lions Literário que leva o seu nome está sob a minha presidência e a recebi com muita honra e gratidão. Os tempos não estão fáceis para o voluntariado. Contudo, busco na persistência e na paciência as fontes de entusiasmo para prosseguir.

Neste espaço semanal que o Marília Notícia me concede para abordar a literatura e a cultura, de um modo geral, apresento o Lions Clube Marília Literário “Osório Alves de Castro”, que tem em sua base de trabalho a inclusão através da leitura e da escrita. Reitero que o clube não é exclusivo para escritores, poetas, educadores e intelectuais, mas para todos leitores e pessoas que amam ler, escrever e viver.

Quem desejar participar, estou à disposição para mais informações. O meu e-mail para contatos e mensagens é: [email protected].

 

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
  • 2
    Dupla armada invade casa, rende irmãos e foge com R$ 10 mil e relógio na zona norte
  • 3
    Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso
  • 4
    Homem em situação de rua bate no rosto e rouba pedestre no Centro de Marília

Escolhas do editor

SEQUESTRO
Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois diasJovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias
Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias
VÍDEO
Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimentoGrupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento
Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento
POLÍTICA
Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029
Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029
Bild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em MaríliaBild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em Marília
Bild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em Marília

Últimas notícias

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias
Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator
Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011
Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie