Radioterapia da Santa Casa de Marília recebe acelerador linear da fabricante Varian
A Unidade de Radioterapia da Santa Casa de Marília recebeu o acelerador linear da fabricante Varian Medical Systems, neste dia 21 de janeiro. O equipamento chegou em dois caminhões e precisou de máquinas para ser içado e posicionado até a entrada do prédio, com fachada para a rua 21 de abril e com obras já em fase de acabamento.
O próximo passo agora é a concretagem da base onde ficará o equipamento, junto ao suporte já colocado no local em que será instalado o acelerador linear, para que posteriormente seja dado início à montagem do mesmo.
Com o equipamento instalado, inspeção será realizada sob a supervisão do Ministério da Saúde para a liberação final da obra.
A expectativa é que até o final deste primeiro semestre a nova unidade esteja liberada para funcionamento. Outra etapa importante será a formação de equipe de profissionais para atuar na Radioterapia da Santa Casa de Marília.
Na semana passada, a engenheira civil do Ministério da Saúde, Laícia Freitas de Lima, esteve no prédio e constatou que 90% das obras já foram executadas. A profissional elogiou o andamento dos trabalhos e a iminente entrega das instalações da Unidade de Radioterapia da Santa Casa de Marília.
As obras estão em fase de acabamento, com instalações elétricas, pinturas de paredes e tetos, implantação do sistema de climatização, calçamento e colocação de acessórios hidráulicos sendo finalizados.
A Incorplan é a construtora responsável técnica pelas obras e a Concremat faz a fiscalização dos trabalhos para a implantação do novo prédio onde vai funcionar a Unidade de Radioterapia da Santa Casa de Marília.
A Santa Casa de Marília foi incluída no Plano Nacional de Expansão da Radioterapia, em 2018 e com o empenho da Direção do Hospital, contando com o apoio de parlamentares, o Ministério da Saúde autorizou o início das obras em 2022.
Com área total de 2.151,70 m² e área construída de 804,94 m², a referida Unidade de Radioterapia vai proporcionar o tratamento integral do câncer na Santa Casa de Marília, que já realiza, há mais de 20 anos, consultas, exames, cirurgias e sessões de quimioterapia.
As sessões de radioterapia atenderão uma população de aproximadamente 1,3 milhão de habitantes em 62 municípios do DRS IX (Departamento Regional da Saúde).