Rádio 950 AM é multada em mais de R$ 20 mil

Reprodução Web
A rádio 950 AM de Marília foi multada em R$ 21.282,00 por propaganda eleitoral irregular e abuso do uso da mídia.
A decisão de ontem (24) é da juíza Renata Biagioni Belam, da 400ª Zona Eleitoral. A rádio já havia sido advertida duas vezes anteriormente pelas pelas mesmas razões.
Em caso de reincidência, a legislação prevê o dobro deste valor e outras sanções mais graves contra a emissora. A 950 AM é propriedade do radialista Wilson Matos.
A multa ocorreu porque, segundo a juíza, a rádio deu tratamento privilegiado ao deputado estadual Abelardo Camarinha (PSB), que atacou os adversários do filho Vinícius, candidato à reeleição em Marília.
“Conforme se afere dos autos, durante entrevista concedida à requerida em 15 de agosto de 2016, com início às 11h22min. o Deputado Estadual José Abelardo Guimarães Camarinha, genitor do candidato à reeleição e Prefeito do Município de Marília/SP – Vinícius de Almeida Camarinha teceu críticas a candidatos que integram a Coligação requerente, opoente deste último no pleito eleitoral em curso. De um lado, constituiu propaganda negativa aos candidatos da Coligação requerente (de Daniel Alonso) e de outro privilegia de forma indireta a candidatura do atual prefeito de Marília”, diz trecho da decisão.
Vale lembrar que Abelardo Camarinha já foi um dos sócios da rádio e ainda é apontado como o verdadeiro ‘manda-chuva’ na emissora.
A entrevista que gerou o processo, veio após a Operação Miragem da Polícia Federal em Marília.
A ação teve o cumprimento de mandados de busca, apreensão e prisões contra empresários, empresas, Prefeitura, aliados políticos e até no apartamento do prefeito Vinícius Camarinha (PSB) no último dia 10 de agosto.
Indignado com a investigação, Camarinha pai foi até à 950 AM para atacar a Polícia Federal e criticar adversários.
Na mesma operação foram lacradas as rádios Dirceu AM e Diário FM, que atuavam na clandestinidade desde 2013. Ambas integram o grupo de comunicação CMN investigado na operação e dono também do jornal Diário de Marília.
O Marília Notícia tentou contato com os responsáveis da rádio, mas não obteve retorno até o momento.